Por meio de um leilão para compra de energia renovável a Eletrobras Furnas anunciou a contratação de 15 empreendimentos de energia solar, para comercialização a partir de 2024.
Eletrobras Furnas realiza leilão para compra de energia incentivada de longo prazo para 15 novos empreendimentos de fonte de energia solar e eólica no ACL (Ambiente de Contratação Livre). A empresa contratou, nesta quinta-feira (12/11), energia de 15 projetos solares, por um período de quinze anos, para comercialização a partir de 2024.
Leia também
Eletrobras Furnas aumenta a sua participação com 15 novos empreendimentos
“O aumento da participação da energia solar e eólica na matriz elétrica é um fenômeno mundial. No Brasil, que tem uma das matrizes mais limpas do mundo, não pode ser diferente, pois ainda temos muito potencial para desenvolver. As empresas Eletrobras, com 96% de sua geração baseada em energia limpa, são importantes impulsionadores da economia de baixo carbono”, afirma o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior.
Os projetos estão localizados na Bahia, Piauí, Ceará e Paraíba, com um total de mil megawatts de capacidade instalada, com investimento estimado das empresas responsáveis pelos ativos da ordem de R$ 4,1 bilhões.
- Nova lei do governo ameaça setor de energia renovável no Brasil, podendo afetar 1,8 MIL empregos e prejuízo de R$ 200 MILHÕES por ano
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
- Baterias gigantes revolucionam energia solar e eólica, prometendo eficiência inédita e deixando conta de luz mais barata: o futuro da energia está mais próximo do que você imagina!
- Ceará fecha parceria bilionária com empresa chinesa para revolucionar a energia renovável no Brasil, apostando no hidrogênio verde com previsão de gerar quase 1 mil vagas de emprego
Leilão de energia solar e eólica foi um sucesso
“Com o sucesso do leilão de energia solar e eólica, Eletrobras Furnas amplia seu portfólio de energia renovável e incentiva sua comercialização no mercado livre convencional e especial dos novos empreendimentos”, explica Luiz Laércio, Superintendente de Comercialização de Energia e Transmissão.
Empreendedores geradores interessados em vender energia para Eletrobras Furnas fizeram ofertas para quatro produtos: duas entregas de energia eólica e duas de energia solar nos submercados Sudeste / Centro-Oeste, Sul e Nordeste de 2024 a 2038. Participaram do leilão para Sociedades de Propósito Específico (SPEs) , subsidiárias integrais e consórcios. As partes interessadas também precisavam ter um histórico positivo na implementação de projetos e demonstrar parâmetros econômicos e financeiros saudáveis.
“A partir deste evento, a empresa contribui para a expansão da oferta de energia solar no Brasil, por meio da viabilização de projetos no mercado livre, o que já é uma realidade dos novos empreendimentos e também uma tendência para o futuro. Nossa intenção é fazer bons negócios com revenda de energia e ajudar na expansão do setor elétrico, mesmo sem participar diretamente na construção de novos empreendimentos ”, finalizou Pedro Brito, presidente de FURNAS.