Estado avalia novas variedades de frutas vermelhas para ampliar a produção agrícola, testar adaptações genéticas e criar novas oportunidades para produtores cearenses
O Ceará iniciou uma nova etapa de pesquisas agrícolas voltadas ao cultivo de berries, também conhecidas como frutas vermelhas. Além disso, os estudos concentram-se na Serra da Ibiapaba e, posteriormente, na Chapada do Apodi, com foco em variedades como morango, mirtilo, framboesa e amora-preta.
Inicialmente, os testes foram direcionados para a Serra da Ibiapaba, onde os primeiros resultados indicaram boa adaptação do morango. Assim, a região apresentou produtividade próxima a grandes polos internacionais, como Espanha e Portugal, com cerca de 1,5 kg por planta.
Além disso, a iniciativa busca identificar quais cultivares apresentam melhor desempenho em diferentes condições de clima, solo e manejo agrícola. Portanto, a avaliação considera a relação entre genética e ambiente.
-
Morador sai para caminhar perto, na Dinamarca, vê ouro saindo da terra à beira da estrada e revela 6 braceletes vikings de 762,5 gramas, o 3º maior tesouro de ouro do país
-
Arqueólogos abrem garrafa de bronze lacrada com pano e barro há 2.300 anos e encontram dentro a cerveja mais antiga já achada num túmulo da China
-
Filhote de tigre-dentes-de-sabre congelado há 35 mil anos é achado intacto no permafrost da Sibéria, com bigodes, garras e pele preservados desde a Idade do Gelo
-
Cientistas descobrem um “Stonehenge da Amazônia” escondido no meio da floresta, com 127 rochas gigantes em círculo que podem revelar como povos indígenas observavam o Sol antes da chegada dos europeus
Pesquisa envolve parceria entre Governo do Ceará e Emco Cal Company
Em outubro de 2025, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), avançou em parceria com a Emco Cal Company para testar novas variedades de frutas vermelhas no Estado.
Dessa forma, a ação passou a avaliar materiais genéticos voltados ao aumento da produtividade agrícola e à adaptação das culturas em diferentes regiões cearenses.
Além disso, a Emco Cal Company, especializada em desenvolvimento de soluções genéticas para o cultivo de berries, disponibilizou variedades licenciadas para testes com produtores parceiros.
Segundo Antônio Felippe Fagherazzi, doutor em produção vegetal e gerente da empresa no Brasil, o objetivo é identificar quais cultivares apresentam maior potencial produtivo conforme cada microclima analisado.
Resultados positivos do morango na Ibiapaba aumentam expectativa para novas culturas
Além da experiência considerada positiva com o morango na Serra da Ibiapaba, o executivo da Emco Cal Company destaca que os próximos resultados serão fundamentais para avaliar o avanço de outras culturas, principalmente o mirtilo.
Segundo Fagherazzi, o mirtilo ainda está em fase inicial de testes e necessita de um período maior de observação devido ao seu ciclo de desenvolvimento mais longo.
Além disso, o especialista ressalta que existe uma grande procura de produtores cearenses interessados em participar dos testes com novas culturas de berries.
Assim, a alta demanda demonstra o interesse do setor agrícola em buscar alternativas de produção com maior valor agregado e potencial comercial.
Chapada do Apodi será próxima região avaliada para cultivo de berries
Posteriormente, os testes serão ampliados para a Chapada do Apodi, no leste do Ceará. A região já possui tradição na fruticultura, principalmente com culturas como melão, mamão e melancia.
Dessa maneira, o local será avaliado para verificar a adaptação de novas variedades, incluindo morango, mirtilo, framboesa e amora-preta.
Além disso, serão analisados fatores como substrato, solo, irrigação e métodos produtivos. Portanto, os resultados poderão orientar produtores sobre as melhores práticas de cultivo.
Morango apresenta resultados mais rápidos enquanto mirtilo segue em avaliação
Atualmente, o morango é a cultura com resultados mais avançados no Ceará. Isso ocorre porque a fruta possui ciclo produtivo mais rápido, com colheita estimada entre 40 e 50 dias após o plantio.
Por outro lado, o mirtilo exige maior tempo de validação. Assim, os pesquisadores continuam avaliando sua resposta em diferentes condições ambientais.
Além disso, os estudos comparam sistemas de cultivo em campo aberto e ambientes protegidos, como estufas, buscando identificar os modelos mais eficientes.
Mercado internacional aumenta interesse pelas frutas vermelhas
Nos últimos anos, o crescimento da procura por alimentos associados a uma alimentação saudável elevou a valorização das berries no mercado internacional.
Por isso, o Ceará avalia essas culturas como uma oportunidade para ampliar a produção agrícola com produtos de maior valor comercial.
Segundo Fagherazzi, o morango é atualmente a berry mais difundida, enquanto outras variedades podem conquistar espaço no Brasil.
Além disso, o próprio açaí também é considerado uma berry, mostrando o potencial de expansão desse grupo de frutas no mercado nacional.
As informações foram apresentadas durante a PEC Brasil 2026, realizada entre os dias 25 e 27 de junho, no Centro de Eventos do Ceará.
Na ocasião, o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Erildo Pontes, afirmou que o Estado tem interesse no desenvolvimento de pelo menos quatro culturas: amora-preta, framboesa, morango e mirtilo.
Assim, os testes representam uma estratégia de diversificação agrícola, inovação genética e criação de novas oportunidades para produtores rurais do Ceará.
