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Docas do Rio de Janeiro adere à nova tecnologia de logística no Porto do Rio de Janeiro para garantir eficiência no transporte junto às empresas

3 de maio de 2022 às 12:28
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A nova plataforma voltada para a tecnologia de logística no transporte de cargas já conta com mais de 3700 empresas cadastradas pela Docas do Rio de Janeiro, garantindo mais eficiência nas operações do Porto do Rio de Janeiro
Foto: Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ)




A nova plataforma voltada para a tecnologia de logística no transporte de cargas já conta com mais de 3700 empresas cadastradas pela Docas do Rio de Janeiro, garantindo mais eficiência nas operações do Porto do Rio de Janeiro

Na última segunda-feira, (02/05), a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) deu continuidade à implementação da nova tecnologia de logística no Porto do Rio de Janeiro, localizado na capital carioca. Além disso, a plataforma já possui mais de 3700 empresas cadastradas para facilitar o processo de transporte de cargas e tornar as operações ainda mais ágeis, rápidas e produtivas para ambas as partes.

Tecnologia de permissão de transporte de cargas no Porto do Rio de Janeiro tornou logística de operações ainda mais prática para as empresas que atuam no local 

Com novas soluções e alternativas implementadas ao longo do ano de 2022, o sistema de gerenciamento de acesso ao Porto do Rio de Janeiro completa um ano nesta semana. Assim, a companhia Docas do Rio continua com seus esforços para trazer ainda mais tecnologia para a logística do porto e tornar a comunicação com as empresas mais ágil e eficiente em todos os aspectos das operações. 

Dessa forma, o Porto do Rio de Janeiro agora conta com automação do processo de permissão e do fluxo de caminhões e vem ganhando em eficiência para todos os envolvidos na cadeia logística. Um dos principais problemas apresentados pelas empresas à Docas do Rio era a dificuldade no fluxo de transporte de cargas no local devido ao alto volume de veículos. Agora, com a nova tecnologia de automação dos processos de permissão de entrada ao local, as empresas possuem muito mais autonomia e controle para tornar essas operações mais eficientes e rápidas. 

Um outro problema que foi solucionado com a nova tecnologia de logística é que qualquer veículo de carga podia acessar o porto, desde que cadastrado e estando o motorista de posse da permissão, mesmo sem motivação operacional. Porém, agora as empresas precisam realizar uma agendamento prévio, que pode ser feito de forma remota, e precisam comprovar um motivo operacional para a entrada no porto. Com isso, a cadeia logística de transporte de cargas se tornou muito mais clara e eficiente para a Docas do Rio, que administra o Porto do Rio de Janeiro. 

Mais de 3700 empresas já estão cadastradas na plataforma do porto, onde aproveitam os benefícios da tecnologia de logística no complexo

Após mais de um ano de implementação de novas soluções dentro da tecnologia de logística de transporte de cargas no Porto do Rio de Janeiro, a Docas do Rio conseguiu atingir um novo patamar na administração. Agora, um total de 3.769 empresas estão cadastradas na plataforma e a expectativa é que esse número continue crescendo ao longo do ano de 2022. 

Além disso, levando em consideração transportadoras, despachantes aduaneiros, agências marítimas, operadores portuários e prestadores de serviços, o sistema contabiliza mais de 33 mil pessoas e mais de 37 mil veículos cadastrados. Com isso, o superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, destaca que “desde junho de 2020, quando foram iniciados os testes do sistema, os guardas do setor de credenciamento já registraram no sistema mais de 219 mil análises de documentos necessários para a emissão da permissão. Na época da entrega presencial da documentação em papel, a resposta da análise demorava até 10 dias. Neste mês de abril, o tempo médio para retorno ao solicitante foi de 7 horas e 25 minutos”.

Essa nova tecnologia adotada pela Docas do Rio tornou a cadeia logística do Porto do Rio de Janeiro muito mais produtiva e o complexo agora consegue garantir um controle operacional altamente eficiente para as empresas que colaboram com o complexo.


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