Atlas Renewable Energy, Hydro Rein e Albras fecham parceria para desenvolver, construir e operar usina de autoprodução de energia solar em Minas Gerais

Valdemar Medeiros
por
-
03-05-2022 11:53:26
em Energia Renovável, Energia Solar
Atlas-Renewable-Energy-Hydro-Rein-e-Albras - usina solar - energia solar - Mg - Minas Gerais Construção está prevista para começar no quarto trimestre de 2022. Foto: Envato Elements




A Atlas Renewable Energy, a Hydro Rein e a Albras fecharam uma nova parceria para o desenvolvimento de um projeto de autoprodução de energia solar em Minas Gerais, que deverá gerar 438 MW de energia

A Atlas Renewable Energy, a Hydro Rein e a Albras anunciaram nesta segunda-feira (02) que planejam formar uma joint venture para desenvolver, implementar e operar um projeto de autoprodução de energia solar através de uma usina solar situada em Paracatu, município de Minas Gerais, no Brasil, que terá uma capacidade total planejada de 438 MW. O projeto disponibilizará energia renovável de longo prazo para a usina de alumínio primário da Albras.

Projeto de autoprodução de energia solar utilizará mais de 700 mil painéis solares

A usina solar da Atlas Renewable Energy, em parceria com a Hydro Rein e com a Albras, recebeu o nome de ‘Boa Sorte‘. Sua construção está prevista para o quarto trimestre deste ano, e suas operações estão planejadas para começar no quarto trimestre do próximo ano. Ao total, será investida pelas empresas envolvidas no projeto de autoprodução de energia solar uma quantia estimada em US$ 320 milhões.

Artigos recomendados

O projeto foi enviado à autoridade de concorrência (CADE) para autorização. A Albras, dentro do projeto de autoprodução de energia solar no estado de Minas Gerais, assinou um contrato de compra de energia estipulado em dólares americanos com a usina, para um fornecimento anual de 815 GWh de 2025 a 2044. Vale ressaltar que o contrato cobre 12% do consumo anual de energia da empresa. 

A usina de alumínio primário da empresa, que será alimentada pelo projeto da Atlas Renewable Energy, Hydro Rein e Albras, está situada no estado do Pará e é uma joint venture entre a Hydro e a Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd. (NAAC). A Albras é a maior produtora de alumínio primário no país, com capacidade de 460 mil toneladas anuais, e que atende tanto às demandas do mercado nacional quanto do mercado internacional. A usina solar do projeto de autoprodução de energia renovável de Boa Sorte contará com mais de 800 mil módulos bifaciais, que disponibilizarão energia suficiente para evitar a emissão de 61.500 toneladas de CO2 por ano.

Entenda como funcionará a usina solar de autoprodução em Minas Gerais

Anteriormente, na modalidade de autoprodução, o consumidor investia na instalação de uma usina, que geralmente era hidrelétrica, assumindo todos os riscos que envolvem projetos deste tipo.

A principal vantagem de fazer este tipo de investimento era deixar de pagar encargos setoriais que oneram a tarifa de energia e fogem da gestão das empresas. Outro benefício é que a energia que não é consumida pode ser comercializada no mercado, gerando um valor adicional fora do core business das empresas. Com as energias renováveis, os geradores têm buscado comercializar cotas de usinas para os consumidores finais.

Neste arranjo, o gerador garante uma receita que justifica o investimento na construção de uma nova usina e o consumidor não arca mais com o risco e com o trabalho de administrar uma usina.

Conheça as empresas envolvidas no projeto

A Atlas Renewable Energy é uma empresa geradora de energia renovável que cria, constrói, financia e opera projetos sustentáveis desde o começo de 2017 nas Américas. A Atlas conta com uma equipe experiente, com o mais longo histórico no setor de energia solar na América Latina.

Já a Hydro Rein foi fundada no ano passado, como parte da estratégia da Hydro de expandir seus negócios em energias sustentáveis. A empresa tem como objetivo se tornar a fornecedora preferencial em energia renovável e outras soluções de energia para clientes industriais.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.