Dia Mundial do Meio Ambiente: especialista dá dicas de como diminuir os impactos na natureza na construção civil

Keila Andrade
por
-
07-06-2021 11:25:49
em Indústria e Construção Civil
natureza na construção civil

Na execução das obras ocorre a extração da natureza na construção civil, pois são utilizados diversos recursos naturais.

Na execução das obras ocorre a extração da natureza na construção civil, pois são utilizados diversos recursos naturais, como: energia elétrica, água, exploração de outros recursos naturais. Contudo, com o crescimento do número de construções no Brasil, tornou-se fundamental a adoção de processos sustentáveis para mitigar esses impactos na natureza. 

Em média, no Brasil, são gerados 800 quilos de resíduos na construção civil por habitante. Além de toda essa extração dos recursos, a construção civil gera impactos com a emissão de carbono. Segundo o Conselho Internacional de Construção(CIB), o setor representa 40% do consumo de energia e 30% das emissões globais do gás estufa. 

O que a construção civil pode aprender com a natureza?

O que a construção civil pode aprender com a natureza? Fonte: Clint

A exploração da natureza na construção civil pode ser menor caso algumas medidas sejam tomadas, como escolher por materiais sustentáveis, pois esses geram menor impactos na natureza. ”Faça a escolha de materiais sustentáveis como, por exemplo, os desmoldantes, que podem ser compostos de óleos com base animal, vegetal, mineral como alternativas para não agredir a natureza”, afirma Fabio Camargo, diretor da Camargo Química. 

Para que os cuidados com a natureza na construção civil sejam permanecentes, adotar processos que criem essa identidade nos processos de execução das obras é imprescindível que isso se estenda a todas as etapas da obra. “Adote uma cultura de reaproveitamento de materiais, invista em processos de gestão inteligente de resíduos”, ressaltou Fabio. 

Como em algumas etapas das obras pode ser dispensados o uso de energia elétrica, evitar o uso desnecessário do serviço de energia, desligando equipamentos que não estejam sendo usados mitigará os impactos na natureza na construção civil, pois, contribuirá com a natureza e ainda diminuirá os gastos com serviço de eletricidade. “Evite o consumo excessivo de energia, água e outros recursos naturais. Adote políticas de redução de consumo. Se possível, utilize um sistema de reaproveitamento de água”, disse. 

Já para os materiais que são descartados durante as obras, dar o direcionamento correto a eles, fará com que, por exemplo, outras empresas façam o uso desses lixos como matéria-prima para outros produtos, como é o caso das empresas de reciclagem. “Preste atenção à destinação do lixo gerado na construção. Procure direcionar os resíduos das demolições e da própria construção ao local correto de descarte’’, destacou Fabio Camargo. 

Para ficar por dentro dos principais assuntos sobre construção civil, acompanhe nosso blog. Aqui, nós abordamos os principais assuntos do setor e ainda damos dicas de como executar os serviços de forma eficiente e econômica.

Sobre a Camargo Química

Empresa com mais de 13 anos de atuação no mercado de construção civil, metal mecânico, moveleiro, água e commodities. Com soluções inovadoras, a empresa possui sede em Blumenau-SC, uma unidade em Itumbiara-GO, uma unidade em Recife-PE e um Centro de Distribuição Ciudad Del Este – Paraguay.

Possui uma ampla estrutura de profissionais e uma equipe de consultores técnicos especialistas que atuam em todo o território nacional. Para saber mais, acesse: www.camargoquimica.com.br  

Tags:
Keila Andrade
Jornalista há 20 anos, especialista em produção e planejamento de conteúdos online e offline para estruturas do marketing digital
fwefwefwefwefwe