Início Curso patrocinado pela Petrobras capacitou, formou e certificou quase mil mulheres que poderão trabalhar e empreender na gastronomia

Curso patrocinado pela Petrobras capacitou, formou e certificou quase mil mulheres que poderão trabalhar e empreender na gastronomia

23 de junho de 2022 às 15:33
Compartilhe
Siga-nos no Google News
curso - projeto - petrobras -
Curso Petrobras capacita e certifica mulheres – Imagem Petrobras

Além de promover cursos de qualificação profissional, o projeto “Mão na Massa” aborda temas como igualdade de gênero e empoderamento das mulheres

Selecionado no Programa Petrobras Socioambiental e executado pela Associação de Mulheres do Multiplicar, de Canoas, o projeto “Mão na Massa” realizará sua segunda formatura virtual no próximo sábado (25/06), às 18h. O projeto teve início em 2020 e, devido à pandemia, precisou reformular as ações para o modelo remoto.

A readequação acabou permitindo a ampliação do número de participantes, estendendo a área de abrangência para Esteio e beneficiando, até agora, mais de 750 mulheres. Foi desenvolvido para atender, prioritariamente, mulheres de baixa renda, oferecendo formação gratuita no ramo da gastronomia e do empreendedorismo, criando oportunidades para geração de renda e autonomia econômica.

Artigos recomendados

Serão certificadas 246 alunas que realizaram os cursos de Elaboração de Dietas com Restrição, Empreendedorismo, Atendente de Nutrição, Aproveitamento Integral de Alimentos, Cozinheira, Processamento de Frutas e Hortaliças, Pães, cucas e Massas Caseiras. Além de promover cursos de qualificação profissional, o projeto “Mão na Massa” se propõe a abordar em oficinas temas como igualdade de gênero, empoderamento das mulheres, cuidados na primeira infância, acesso à Justiça e desenvolvimento sustentável.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Projeto patrocinado pela Petrobras promove cidadania e geração de renda

São muitas as experiências de mulheres que já estão praticando o que aprenderam nos cursos. É o caso de Adriana Knack, cozinheira há dez anos: “Concluí três cursos no projeto e já estou aplicando o que aprendi. Inclusive, meu emprego atual em muito se deve ao de Pães, Cucas e Massas, foi um diferencial. As aulas têm uma grande riqueza de detalhes e são muito bem elaboradas”.

Já Luciane Santos, que fez o curso de Atendente de Nutrição, relata que o projeto chegou como uma oportunidade num momento difícil: “A minha família estava desempregada e as técnicas que aprendi me ajudaram no trabalho de confeitaria que exerço por encomenda, além da ajuda que dou na parte de alimentação saudável da escolinha onde sou professora. Sempre dou umas ideias para a nutricionista, é bem legal”, afirma.

A manicure Fabiana Goulart, que mora no bairro Guajuviras de Canoas, conta que o curso de Empreendedorismo tem ajudado a pensar mais estrategicamente nos passos que dá: “Para mim, o projeto tem sido maravilhoso. Tenho sido mais cuidadosa nas decisões profissionais que tomo, com mais planejamento e organização. O comprometimento das professoras nos permite, inclusive, pensar nas formas de vendas pela internet e marketing digital”.

Eva Regina viu nos cursos gratuitos do “Mão na Massa” uma oportunidade que não poderia desperdiçar. Quando ingressou no projeto, com três filhos e desempregada, ela decidiu investir na formação: “Vi uma luz no fim da estrada, me deu esperança e me encheu de propósito, aliás, era o mesmo sentimento para muitas outras mulheres colegas de curso. Amei cada dia de curso. A perspectiva ajuda a reaver a confiança em si mesma”, garante.

A coordenadora do projeto, Mariele Klein, afirma que os objetivos foram alcançados: “Geramos oportunidade de conhecimento, empoderamento econômico e autonomia financeira para as participantes. Estamos muito satisfeitas”.  

Programa Socioambiental faz parte da carteira iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda; para o preparo para o exercício da cidadania

O gerente geral da Refap, Gerson Cesar Souza, reforça a importância do patrocínio da Petrobras. “O ‘Mão na Massa’ é um exemplo do apoio da companhia a projetos que geram renda e valorizam as características locais, beneficiando as comunidades próximas à Refap”.

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras apoia soluções socioambientais em diversos locais do país, através de parcerias com organizações da sociedade civil. Fazem parte da carteira iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda; para o preparo para o exercício da cidadania; para o atendimento de crianças e adolescentes; para a conservação da biodiversidade costeira e marinha; e para a recuperação de florestas e áreas naturais, entre outras.

Relacionados
Mais recentes