1. Início
  2. / Economia
  3. / Correios: servidores anunciam GREVE em abril; entenda o porquê
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Correios: servidores anunciam GREVE em abril; entenda o porquê

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 30/03/2024 às 14:28
Fachada dos Correios. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Fachada dos Correios. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma má notícia para quem espera receber sua encomenda transportada pelos Correios em abril: servidores da empresa anunciaram uma paralisação para o próximo mês. Leia a matéria e entenda o motivo da paralisação que pode afetar a vida dos cidadãos que precisam dos serviços da empresa pública.

De acordo com informações do portal “G1”, essa paralisação dos servidores que atuam nos Correios acontece porque eles estão reivindicando melhorias em suas condições de trabalho e também a convocação urgente de um concurso público para aumentar o quadro de funcionários na empresa pública.

Ainda conforme o site citado, essa paralisação foi confirmada depois de uma reunião entre os integrantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (FENTECT). Na ocasião, foi destacada a crescente demanda por serviços postais e a necessidade de ajustes na estatal para acompanhar as mudanças do mercado.

O que pedem os funcionários dos Correios

Conforme as informações, a principal queixa dos servidores dos Correios é que eles querem um ambiente de trabalho mais seguro. Além disso, eles também pedem um ambiente mais justo, o que inclui a manutenção do adicional de periculosidade para os motociclistas.

Não satisfeitos, esses servidores, ao anunciarem a paralisação, também expressaram preocupação quanto ao redimensionamento dos distritos. Isso acontece porque eles temem uma sobrecarga de trabalho e redução de postos.

Com o descontentamento público, os Correios têm salientado que estão abertos ao diálogo com seus servidores, evitando, assim, que eles realmente paralisem suas atividades. Recentemente, inclusive, a empresa pública fechou um acordo coletivo com seus servidores e, na ocasião, recuperou mais de 40 cláusulas extintas e ainda promoveu um aumento salarial significativo para parte dos colaboradores. Isso, sem que houvesse uma intervenção judicial.

Concurso dos Correios está próximo

Assim como vem publicando o Click Petróleo e Gás, a realização do concurso dos Correios se aproxima. Hoje, já está em andamento uma medida que visa organizar o certame e, desta forma, suprir as necessidades de pessoal e melhorar a qualidade do serviço.

Conforme publicado recentemente, a expectativa é que o concurso dos Correios tenha muitas vagas, tanto para pessoas que concluíram o ensino superior quanto para aquelas que terminaram o ensino médio.

Esse certame é aguardado tanto pelos concurseiros quanto pelos servidores dos Correios. Isso acontece porque, nos últimos anos, houve uma redução de 127 mil para 80 mil colaboradores, fazendo com que os que continuaram na empresa acusassem uma sobrecarga de trabalho.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com experiência de seis anos em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em temas como política, empregos, economia, cursos e outros. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de pauta sobre algum dos temas tratados no site, por favor, entre em contato.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x