Os Correios deram um passo importante para a realização do aguardado concurso público, ao instituir uma comissão organizadora encarregada de fazer todo o processo. Segundo informações divulgadas pela estatal, essa comissão está empenhada no tocante aos cargos e às vagas, bem como na contratação da banca e no cronograma.
Conforme comunicado oficial da empresa, a formação da comissão organizadora representa a primeira fase para concretizar o concurso, que está previsto para ocorrer ainda neste ano de 2024.
É relevante destacar que o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, em uma reunião com representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), assegurou o concurso para este ano e diz que quer antecipar a publicação do edital para março.
Ele ressaltou a necessidade de resolver questões internas da autarquia antes da realização do concurso, como a implementação de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), avaliação das necessidades dos distritos e melhorias no plano de saúde dos funcionários.
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Quando sai o edital?
Segundo o cronograma estabelecido para o concurso dos Correios, a previsão é que o edital seja publicado até o dia 22 de outubro deste ano, com as provas acontecendo em 21 de dezembro.
A ideia é que o concurso contemple vagas para a área de administração da empresa e serviços como entregador e operador de triagem. A estatal confirmou que já estuda o edital e mantém conversa com institutos.
Conforme números do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), os Correios contam com mais de 7 mil cargos vagos, evidenciando a urgência de um novo concurso. O último certame da empresa ocorreu em 2011, organizado pelo Cebraspe. Houve na ocasião dois editais que ofereceram 9.190 vagas para postos de níveis médio e superior, com um total de 1.051.256 candidatos.