1. Início
  2. / Economia
  3. / Conta de luz terá reajuste até o dia 20; Aneel trabalha para reduzir ao máximo o aumento na conta de energia para consumidor
Tempo de leitura 3 min de leitura

Conta de luz terá reajuste até o dia 20; Aneel trabalha para reduzir ao máximo o aumento na conta de energia para consumidor

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 07/04/2021 às 19:28
ANEEL / conta de luz

Consumidores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo tiveram tarifa da conta de energia mantida até o dia 20; quando deve ter novo reajuste

Com a crise econômica se agravando, o que as pessoas menos querem ouvir falar é sobre o aumento de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer decidir até o dia 20 de abril as regras que serão aplicadas na tentativa de diminuir a porcentagem de aumento na conta de luz. Algumas distribuidoras poderão aumentar em até 27% a conta de energia.

Aneel prorroga tarifa atual de conta de luz

A Aneel anunciou ontem que as seguintes concessionarias tiveram prorrogadas a tarifa atual da conta de luz: Energisa Mato Grosso, Energisa Mato Grosso do Sul e CPFL Paulista. A Energisa Mato Grosso atente um total de 1,5 milhão de unidades consumidoras, a Energisa Mato Grosso do SUL atende 1 milhão de unidades, enquanto a CPFL Paulista atende cerca de 4 milhões de unidades em São Paulo.

Porque o Aneel decidiu prorrogar a tarifa atual?

A direção da autarquia decidiu prorrogar a tomada para evitar que as pessoas pagasse um aumento bem maior do que a inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), mostra em prévia divulgada no mês passado que a alta no período é de 5,57%. André Pepitone, diretor geral da Aneel, disse que as regras novas estão sendo tomadas para que todos os reajustes não ultrapassem a casa de 1 dígito. Ele destacou que estão trabalhando duro para evitarem a escalada do aumento da conta: “para conter esta escalada tarifária, e para que isso fosse possível precisávamos de alguns dias para que a gente pudesse trabalhar nos cálculos”.

No seu site oficial, a Aneel informou que está trabalhando para evitar um aumento desenfreado da tarifa da conta de luz: ”A crise gerada pela pandemia acarretou forte pressão sobre as tarifas de energia. Por essa razão, a ANEEL tem estudado intensamente alternativas para combater o efeito da pandemia nas tarifas pagas pelos consumidores de energia elétrica.

Uma das formas que está sendo usada para evitar um aumento gigantesco da conta de luz é a devolução de valores mais cobrados nos últimos anos pelo PIS/PASEP e da CONFINS. Esses valores são maiores do que 50 bilhões de reais. A própria Aneel disse em fevereiro que uma das formas de devolver os valores aos consumidores eram abatendo de reajustes futuros essa quantia. Várias outras ações para tentar evitar o aumento gigante da conta de luz poderá ser visto no site da Aneel.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos