1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Conheça o incrível ar-condicionado solar híbrido DEYE que está revolucionando o mercado e  reduzindo drasticamente a conta de luz dos consumidores 
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Conheça o incrível ar-condicionado solar híbrido DEYE que está revolucionando o mercado e  reduzindo drasticamente a conta de luz dos consumidores 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/03/2024 às 11:47
Conheça o incrível ar-condicionado solar híbrido DEYE que está revolucionando o mercado e  reduzindo drasticamente a conta de luz dos consumidores 
Foto: Divulgação/DYE

Confira todos os detalhes do ar-condicionado solar híbrido Deye que pode funcionar com apenas 6 placas solares.

A Deye lançou recentemente um ar-condicionado solar que promete reduzir significativamente o valor da conta de luz. O ar-condicionado solar híbrido Deye opera tanto com a rede elétrica de 220V quanto diretamente com os painéis conectados a ele, tornando-se uma solução excepcional para o off-grid e apontando para uma tendência futura.

Inicialmente, o ar-condicionado solar não está disponível para venda no Brasil, sendo comercializado apenas em outros mercados, como o da China. Com apenas seis módulos, o ar-condicionado solar híbrido Deye pode operar de forma eficiente. Em dias nublados, quando os painéis solares possivelmente não terão capacidade suficiente para abastecer o equipamento, devido à sua tecnologia híbrida, o ar-condicionado utilizará energia da rede para compensar.

O ar-condicionado solar híbrido Deye também pode ficar 100% fora da rede, alimentado por uma bateria DC 48V e conta com proteção de bateria de baixa tensão, tendo uma alta eficiência impulsionada por DC. Além disso, também atua em ampla temperatura de operação ( -10 °C a 58 °C).

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
CAVALO-DE-PAU NA BAHIA
O incrível registro fotográfico dos primórdios da produção de petróleo no mar no Brasil
Ícone de Episódios Saiba Mais

Devido à plataforma de monitoramento inteligente, os produtos inversores da série completa Deye suportam o desligamento remoto imediatamente quando acontece um acidente. Definir parâmetros de configurações e atualizar o FW remotamente, o que facilita a O&M da planta fotovoltaica.

O funcionamento do ar-condicionado movido a energia solar depende, obviamente, de um kit de energia solar. A ideia é, portanto, que seja aproveitada a luz do sol para gerar energia elétrica e depois transformá-la para alimentar o aparelho, que funciona a partir de uma fonte limpa e renovável.

Vantagens do ar-condicionado solar DEYE

A combinação reduz a conta de luz da casa e também o impacto ambiental, visto que se estaria apostando em um sistema sustentável, menos dependente de combustíveis fósseis. Nesse cenário, todo o excesso de energia gerada deve ser enviada de volta para a rede, gerando créditos energéticos adicionais, reduzindo ainda mais os gastos e ajudando na preservação do meio ambiente, com bem menos emissões de CO2.

É evidente que o uso de energia solar conectado à rede elétrica ou sistemas autônomos pode variar de acordo com a disponibilidade de recursos e o investimento desejado. Contudo, ambas as tecnologias servem como solução para reduzir o impacto do consumo do ar condicionado na conta de luz.

Como o ar-condicionado solar híbrido Deye, várias empresas vendem um kit fotovoltaico para ar-condicionado, sendo este composto por placas solares, inversor, cabos e conectores. Como citado anteriormente, os kits podem ser conectados à rede elétrica e sistema autônomos, a diferença será na forma de geração e armazenamento desta energia. Somando baterias, inversores e controladores de carga, seu preço deve aumentar.

Quantas placas são necessárias para alimentar um ar-condicionado solar?

Este cálculo do número de placas solares necessárias dependerá do consumo do aparelho necessário para resfriar os ambientes.

A estimativa feita é a seguinte: 6 placas para um ar-condicionado que consome 241,64 kWh/mês. Vale mencionar que, atualmente, o uso da energia solar no ar-condicionado é viável, contudo, o retorno do investimento pode ser longo se não levar em conta o consumo total de energia da residência.

A recomendação para a instalação de placas solares para geração de energia elétrica é respeitar, antes de tudo, a localização geográfica e a inclinação da estrutura de edificação – cobertura, se for o local disponível. Isso considerando como captar, em maior quantidade, a luz solar.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x