Como a Casa dos Ventos usa a nuvem para impulsionar a energia eólica brasileira

Valdemar Medeiros
por
-
17-12-2020 12:04:42
em Energia Renovável
CAsa dos ventos - energia eólica - Nuvem Torre de energia eólica

Nuvem e energia eólica – A Casa dos Ventos foi responsável por mais de 30% dos 600 parques de energia eólica no país em operação. Estes parques de energia eólica terão capacidade instalada de 17,9 GW, e representarão em torno de 10% de toda a energia produzida no país.

Quer saber como a Casa dos ventos utiliza o poder de uma Nuvem? A energia eólica é produzida por intermédio da força dos ventos e é gerada por meio de aerogeradores. Contido neles, a força dos ventos é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A energia eólica é uma energia abundante, renovável e totalmente limpa. Embora pareça nova, esse tipo de energia renovável é usada para mais de 3 mil anos. Na antiguidade, ela era utilizada por meio de moinhos de vento, que serviam para bombeamento ou drenagem de água, para moer grãos e outras atividades que dependiam somente da força mecânica.

Leia também

Casa dos Ventos – pioneira em projetos eólicos

A casa dos ventos é uma das pioneiras e maior em desenvolvimentos de projetos eólicos no Brasil. Há oito anos no mercado, a casa dos ventos é responsável pela maior rede de projetos que vendeu energia nos leilões e no ambiente de contratação livre.

Os empreendimentos da Casa dos Ventos totalizam 5,5 GW de capacidade instalada e representam cerca de 30% de todos os parques eólicos em implantação ou em operação no país.

Casa dos ventos utiliza nuvem para impulsionar os seus projetos

Tendo parques com telemetrias gigantescas, a casa dos ventos vê um desafio para monitorar todos os dados desses pontos de medição, a solução foi a nuvem, e especifico o google cloud. Uma ferramenta mais complementar e mais adequada para o uso.

A nuvem possibilitou a melhoria dos cálculos para melhoria de monitoramento, a casa dos ventos processou mais de 20 anos de históricos de dados em 2 horas na nuvem, e isso trouxe um impacto considerável na precisão de monitoramento. A nuvem como já foi dita, sendo mais especifico o Google Cloud, é uma ferramenta da empresa multinacional norte-americana Google.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe