Chineses investirão 1 Bilhão de Reais na Bahia

China investirá na Bahia

Confirmação de grupo chinês foi dada ao governador do estado durante visita á China e envolverá projetos de energia solar e eólica

O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, filiado ao PT, conseguiu atrair importante investimento para o estado durante sua visita a china.
O negócio envolve cifras da ordem de R$ 1 Bilhão de Reais com ao grupo chinês CGN Energy International Holdings e envolve investimentos em projetos de energia eólica e energia solar na Bahia, na região de Caetité, Tanque Novo, em Morrinhos e Bom Jesus da Lapa.

A confirmação do investimento foi dada pelo governador em suas redes sociais, na última quarta-feira (15/05), durante o último dia da visita do político da Bahia a China que fechou o negócio com o presidente da companhia, Zeng Qi Bo.

O governador comemorou o acordo celebrado com os chineses e declarou: “Uma notícia maravilhosa. Um investimento de R$ 1 bilhão em energia eólica e energia solar na Bahia, na região de Caetité, Tanque Novo, em Morrinhos e Bom Jesus da Lapa. Estamos voltando hoje para o Brasil ainda mais alegres do que saímos, com tantos investimentos que estamos levando para a Bahia”.

No final de Junho, os chineses virão ao Brasil para sacramentar o acordo e detalhar como será feito o investimento no estado da Bahia.

Investida asiática

Não é a primeira investida dos chineses na Bahia e nem no segmento de energia renovável do estado.
Recentemente os chineses anunciaram negócios, com a italiana Enel Green Power, que evolveu a compra de duas plantas de energia renovável na Bahia, o parque solar de Bom Jesus da Lapa e o parque eólico em Cristalândia.

As amostras do apetite asiático no Brasil tem sido cada vez mais frequentes, no início deste mês na FIRJAN foi realizado um encontro com empresários de Singapura, que estiveram no rio de Janeiro e se reuniram com empresários e instituições brasileiras visando acordos de cooperação na área de Petróleo e Gás.

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)