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China lança motor V4 de 1.000 cc com virabrequim contrarrotativo, inspirado na MotoGP, entrando forte no mercado de motos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 11/11/2024 às 15:47
motor, motos
Foto: Reprodução

Com motor V4 de 1.000 cc e tecnologia de virabrequim contrarrotativo, China investe em motos de alta performance para o mercado global

Em um grande evento de motos na Itália, uma nova tecnologia chinesa chamou atenção. Entre os lançamentos e inovações, dois elementos se destacaram: o novo motor V4 de 1.000 cc e o conceito da superbike “Master of Speed”.

Essas novidades sinalizam que a marca chinesa não está apenas dominando o mercado de motos acessíveis, mas também mirando um lugar de destaque nas competições mais ferozes do motociclismo, como o Campeonato Mundial de Superbike (WSBK).

A evolução da CFMoto

A CFMoto não é uma marca que se destaca apenas pela inovação, mas pela transformação do conceito “made in China”. Desde que um fabricante abriu sua sede americana em 2007, a empresa tem trabalhado arduamente para mudar a percepção global sobre motos chinesas.

Nos últimos anos, a CFMoto formou uma parceria estratégica com a KTM, o que ajudou a aprimorar o design e a qualidade de suas motos.

Isso foi encontrado em um portfólio diversificado, que vai de motos de 300cc a 800cc, e agora, parece que a marca está pronta para entrar na arena das superbikes com um modelo de 1.000 cc.

Essa jornada começou com um foco em motos acessíveis e de alta qualidade, conquistando a confiança de motociclistas em várias partes do mundo. E agora, a CFMoto está pronta para dar um grande passo com o lançamento de sua superbike V4.

O que é mais interessante? O V4 promete rivalizar com os gigantes do mercado, como a Suzuki GSX-R1000 e a Kawasaki Ninja ZX-10R.

O novo motor V4: um verdadeiro monstro de performance

O novo V4 produz 209 cavalos de potência e 84 libras-pés de torque
CFMoto

O motor V4 de 1.000 cc da CFMoto apresenta uma série de inovações técnicas que tornam este modelo digno de atenção. Ele é equipado com um virabrequim contrarrotativo, algo que normalmente encontramos nas motos de MotoGP.

Essa configuração ajuda a neutralizar forças giroscópicas e melhora a dinâmica da moto durante a pilotagem rápida, tornando-a mais estável e com menor tendência a empinar.

Além disso, o V4 é surpreendentemente leve, pesando apenas 61,5 kg por segundo. Para se ter uma ideia, o motor da Aprilia V4, lançado em 2012, pesava cerca de 68,9 kg. O resultado dessa redução de peso é uma potência impressionante de 209 cavalos a 14.500 RPM e 84 libras-pés de torque a 12.500 RPM.

Com esses números, a CFMoto não está apenas seguindo as tendências; ela está criando uma verdadeira rival para as principais superbikes do mercado, como a Ducati Panigale V4 e a BMW S 1000 RR.

Mas o motor não é tudo. A estética do modelo também chama a atenção. O conceito “Master of Speed”, revelado na EICMA, apresenta elementos arrojados como rodas fechadas, grandes aletas de carenagem e um design futurista que mistura arte e tecnologia.

Embora o conceito ainda esteja longe de uma versão pronta para produção, há recursos que podem ser facilmente incorporados em um modelo final, como os faróis de LED, o tanque de combustível com recortes para os joelhos e as ponteiras de escapamento Akrapovič empilhadas.

O novo V4 usa um virabrequim contrarrotativo inspirado na MotoGP que auxilia na dinâmica de pilotagem rápida, neutraliza as forças giroscópicas e diminui a tendência da moto de empinar
Loz Blain / Novo Atlas

O futuro da CFMoto no WSBK

A CFMoto está claramente determinada a não ser apenas mais um fabricante de motos no mercado. Com o lançamento do motor V4 e o conceito de superbike, a empresa já deixou claro que tem intenções sérias de entrar no Campeonato Mundial de Superbike.

No entanto, a competição será feroz. Marcas tradicionais como Yamaha, Honda e Kawasaki dominaram a cena há décadas, mas a entrada da CFMoto não é apenas uma jogada de marketing; é uma demonstração de compromisso com alta performance.

A CFMoto não está sozinha nessa jornada. Fabricantes chineses como a QJMotor e Kove já conseguiram conquistar seu espaço nas competições de motociclismo, com a QJMotor anunciando planos de competir na principal categoria de Superbike em 2026.

Portanto, a CFMoto não é apenas uma promessa, mas uma parte de uma tendência maior que visa desafiar o status quo do motociclismo mundial.

O conceito foi exibido ao lado do motor V4 na EICMA 2024
Loz Blain / Novo Atlas

A chegada ao mercado americano

Nos Estados Unidos, a marca está se destacando, mas a história é um pouco mais complicada. Uma nova proposta regulamentar pode dificultar a presença da CFMoto no mercado americano, proibindo componentes essenciais em suas motos.

Isso pode ser um obstáculo significativo para a empresa, mas, como qualquer boa história de superação, é provável que a CFMoto encontre uma maneira de contornar essa barreira e continuar sua ascensão.

O que esperar do futuro

A chegada da superbike V4 de 1.000 cc da CFMoto às ruas deve ocorrer até o final de 2025, com a produção em massa a caminho. Será fascinante ver como a empresa conseguirá manter os preços competitivos, algo que já tem sido uma marca registrada da marca.

A combinação de alto desempenho e preço acessível pode transformar o mercado de superbikes, oferecendo uma alternativa às tradicionais marcas europeias e japonesas.

No final das contas, a CFMoto tem a receita para se tornar uma verdadeira força no motociclismo global. Com a qualidade de seus produtos, a ambição de competir no mais alto nível e uma estratégia de preços agressiva, a marca parece pronta para desafiar as grandes potências do setor.

Para os motociclistas americanos, é um momento de aproveitar enquanto podem, pois o futuro da marca no país pode estar em risco.

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Abalen Abirached
Abalen Abirached
12/11/2024 21:27

Já passou da hora dessas empresas começarem a deixar de lado motores que usam gasolina e partirem para motores elétricos usando baterias de estado sólido ou motores à etanol. A solução é parar com competições que não sejam com motos elétricas ou a etanol. A natureza agradece…

Odyr
Odyr
13/11/2024 05:42

Bastante interessante

Antiesker Dophata
Antiesker Dophata
16/11/2024 11:42

O mundo já descobriu a farsa dos esquerd#opat@s para culpar tudo que acontece no planeta às supostas emissões humanas. Acontece que pra cada especialista comprado existem outros que não são parte disso. E após contas feitas o número não bate. Temos temperaturas e fenômenos maiores do que os que estão acontecendo a pouco msis de 100 anos, no inicio da revolução industrial. O homem em nada consegue alterar o clima e poluição não faz isso. O clclo climático do planeta é regido pelos oceanos e pelo sol. Geleiras aumentam e diminuem, assim como temperaturas.
Bem vindo de volta Trump. Com Milei, bolsonaro e muitos outros lideres mundiais haveramos de desmontar esra farsa.

Fernando
Fernando
Em resposta a  Antiesker Dophata
18/11/2024 11:12

O **** tá inelegível

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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