1. Início
  2. / Economia
  3. / Cervejaria Heineken e fabricante de papéis Klabin se unem para colocar em prática proposta de tornar cidade do Paraná menos poluente, criando o Território 100% Circular em Embalagens
Localização PR Tempo de leitura 3 min de leitura

Cervejaria Heineken e fabricante de papéis Klabin se unem para colocar em prática proposta de tornar cidade do Paraná menos poluente, criando o Território 100% Circular em Embalagens

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 20/01/2022 às 19:34
Heineken, Klabin, Paraná
Foto: Reprodução Google Imagens

Ideia do projeto da parceria entre Klabin e Heineken é expandir o TC100 a outros municípios para além do Paraná

A cervejaria Heineken e a fabricante de papéis Klabin se juntaram para realizar um projeto que visa criar um território 100% circular para embalagens no Paraná. Para isso, escolheram o município de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. A intenção é que a cidade recicle, reaproveite, e transforme o máximo de resíduos sólidos e embalagens possível, para evitar que cheguem a aterros sanitários. De acordo com o levantamento do projeto, hoje, apenas 11,7% das embalagens desse município do Paraná são recuperadas através da coleta  seletiva anualmente.

Veja ainda:

A iniciativa, chamada de Território 100% Circular em Embalagens (TC100), foi criada pela Hub Incríveis, rede que tem por objetivo reformular o uso de embalagens, e recebe também o apoio do programa de logística reversa ViraSer. O projeto da Klabin com a Heineken começou a ser efetivado em 2021, quando realizaram o diagnóstico da situação do destino de resíduos sólidos no Paraná.

A partir do patrocínio da Klabin, foram analisados, primeiramente, o volume de materiais que iria para o aterro sanitário da cidade do Paraná, o volume de embalagens que são recicladas e comercializadas pela cooperativa local, e os desafios mais marcantes da gestão de lixo na região, como, por exemplo, a indispensabilidade de aprimorar a estrutura de cooperativas ou aperfeiçoar políticas públicas.

Desenvolvimento de ações

Neste ano, com a entrada da Heineken e sua experiência no ramo de controle de resíduos de vidro, o objetivo do projeto é desenvolver ações para vencer as adversidades encontradas, efetuar ações de educação ambiental e fortalecer a prática da coleta seletiva, para aumentar, assim, o potencial de circularidade nesse município do Paraná.

Com a parceria, Heineken e Klabin irão criar modelos das soluções propostas para que possam testá-las. O que se espera é que outras empresas com experiência na gestão de quaisquer tipos de resíduos, tal como ONGs e startups interessadas na temática, participem ativamente com a criação conjunta de soluções para o projeto.

Baseada nos efeitos do projeto-piloto, a intenção é que o TC100 seja aplicado em vários outros municípios brasileiros, não só no Paraná. Inclusive, a seleção de Telêmaco Borba como teste da iniciativa já foi realizada pensando na expansão futura.

Segundo a HUB Incríveis, a cidade em questão possui particularidades que a fazem representar a “cidade média brasileira”, o que facilita a réplica do projeto da Heineken e Klabin.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos