Início Cervejaria Heineken e fabricante de papéis Klabin se unem para colocar em prática proposta de tornar cidade do Paraná menos poluente, criando o Território 100% Circular em Embalagens

Cervejaria Heineken e fabricante de papéis Klabin se unem para colocar em prática proposta de tornar cidade do Paraná menos poluente, criando o Território 100% Circular em Embalagens

20 de janeiro de 2022 às 19:34
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Heineken, Klabin, Paraná
Foto: Reprodução Google Imagens

Ideia do projeto da parceria entre Klabin e Heineken é expandir o TC100 a outros municípios para além do Paraná

A cervejaria Heineken e a fabricante de papéis Klabin se juntaram para realizar um projeto que visa criar um território 100% circular para embalagens no Paraná. Para isso, escolheram o município de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. A intenção é que a cidade recicle, reaproveite, e transforme o máximo de resíduos sólidos e embalagens possível, para evitar que cheguem a aterros sanitários. De acordo com o levantamento do projeto, hoje, apenas 11,7% das embalagens desse município do Paraná são recuperadas através da coleta  seletiva anualmente.

Veja ainda:

A iniciativa, chamada de Território 100% Circular em Embalagens (TC100), foi criada pela Hub Incríveis, rede que tem por objetivo reformular o uso de embalagens, e recebe também o apoio do programa de logística reversa ViraSer. O projeto da Klabin com a Heineken começou a ser efetivado em 2021, quando realizaram o diagnóstico da situação do destino de resíduos sólidos no Paraná.

A partir do patrocínio da Klabin, foram analisados, primeiramente, o volume de materiais que iria para o aterro sanitário da cidade do Paraná, o volume de embalagens que são recicladas e comercializadas pela cooperativa local, e os desafios mais marcantes da gestão de lixo na região, como, por exemplo, a indispensabilidade de aprimorar a estrutura de cooperativas ou aperfeiçoar políticas públicas.

Desenvolvimento de ações

Neste ano, com a entrada da Heineken e sua experiência no ramo de controle de resíduos de vidro, o objetivo do projeto é desenvolver ações para vencer as adversidades encontradas, efetuar ações de educação ambiental e fortalecer a prática da coleta seletiva, para aumentar, assim, o potencial de circularidade nesse município do Paraná.

Com a parceria, Heineken e Klabin irão criar modelos das soluções propostas para que possam testá-las. O que se espera é que outras empresas com experiência na gestão de quaisquer tipos de resíduos, tal como ONGs e startups interessadas na temática, participem ativamente com a criação conjunta de soluções para o projeto.

Baseada nos efeitos do projeto-piloto, a intenção é que o TC100 seja aplicado em vários outros municípios brasileiros, não só no Paraná. Inclusive, a seleção de Telêmaco Borba como teste da iniciativa já foi realizada pensando na expansão futura.

Segundo a HUB Incríveis, a cidade em questão possui particularidades que a fazem representar a “cidade média brasileira”, o que facilita a réplica do projeto da Heineken e Klabin.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes