1. Início
  2. Economia
  3. Ceará receberá investimento bilionário para a produção de hidrogênio verde. Nova unidade de produção deve chegar ao município de Caucaia já em 2025
CE
3 min de leitura

Ceará receberá investimento bilionário para a produção de hidrogênio verde. Nova unidade de produção deve chegar ao município de Caucaia já em 2025

Imagem de perfil do autor Valdemar Medeiros
Escrito por Valdemar Medeiros Publicado em 17/07/2023 às 13:30
Ceará receberá investimento bilionário para a produção de hidrogênio verde. Nova unidade de produção deve chegar ao município de Caucaia já em 2025
Foto: Hydrogen/DSA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Investimento de mais de R$ 4 bilhões viabilizará Planta de Hidrogênio Verde em município do Ceará, gerando empregos e renda para os moradores da região.

Na última semana, o prefeito de Caucaia – Ceará, Vitor Salim, se reuniu com representantes da empresa Casa dos Ventos Energias Renováveis S/A com o objetivo de debater sobre a instalação de uma usina de Hidrogênio Verde, na expansão da Zona de Processamento de Exportação 2 (ZPE 2), área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O investimento estimado para a primeira fase do projeto é de US$ 900 milhões, o que em conversão direta equivale a cerca de R$ 4,3 bilhões.

Projeto de Hidrogênio Verde no Ceará será construído em 2025

O acordo foi fechado na última quarta-feira (12) e, além do prefeito de Caucaia, participaram da reunião o secretário de Planejamento Urbano e Ambiental, Diego Pinheiro, e os representantes da empresa, o diretor de Engenharia Francisco Habib, e o gerente de Projetos, Matheus Kleming.

Valim ressalta que a planta de hidrogênio verde no Ceará desencadeará uma grande cadeia de produção de industrialização e desenvolvimento para o município. Segundo o gestor, a reunião foi mais um passo essencial para o avanço da energia renovável da cidade, afirmando que representa o começo de novos investimentos para Caucaia, além do fomento à geração de emprego e renda.

Diego Pinheiro destaca que o projeto de hidrogênio verde no Ceará terá construção iniciada em 2025, e deve começar suas operações já em 2027. Para o secretário, o estado ganha destaque no cenário brasileiro pelo seu imenso potencial na geração de fontes de energia limpa. O principal local de viabilidade desta geração, em que se associa potencial natural e custo viável.

Projeto em Caucaia terá capacidade instalada de 2.4 GW

Segundo a empresa Casa dos Ventos Energias Renováveis S/A, a planta de H2V em Caucaia produzirá hidrogênio para exportações a partir de água, energia eólica e ar, através de fontes sustentáveis que serão transportadas na forma de amônia verde.

O projeto terá capacidade instalada de 2.4 GW, com foco na produção de 378.140 toneladas de H2V anualmente, dividida em quatro fases, e produção máxima estimada para  2032. Para a primeira fase do projeto, devem ser geradas 100 mil toneladas de amônia verde anualmente.

Segundo o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento e Indústria, Geraldo Alckmin, o estímulo ao hidrogênio verde é prioritário para o Governo Federal e citou o Ceará como um grande exemplo de potencial nesta nova fronteira energética.

Alckmin destacou a complementaridade das energias solar e eólica no Ceará e em outros estados do Nordeste. Em entrevista, o ministro comentou que durante o dia se tem o Sol, que gera energia por meio das células fotovoltaicas e à noite se tem o vento. Essas duas fontes se somam.

Hidrogênio verde recebe grandes investimentos no mercado brasileiro

Em seu primeiro Investor Day desde sua privatização em 2022, a Eletrobras demonstra interesse no mercado de hidrogênio verde, combustível essencial para a transição energética. A empresa afirma que o país conta com vantagens competitivas para a produção deste combustível, e que o grande parque gerador de energia limpa da Eletrobras projeta a empresa como um grande potencial player relevante.

Wilson Ferreira Júnior, CEO da Eletrobras, destacou que a empresa está analisando atuar em novos mercados, como o de Hidrogênio Verde. Entretanto afirmou que a alocação de capital será um grande desafio para a empresa, visto que o número de oportunidades rentáveis no mercado é grande. O executivo afirma que a Eletrobras deve ser muito focada e disciplinada para aproveitar as oportunidades.

Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo