Carro-forte da Mercedes-Benz é o primeiro a utilizar tecnologia de energia solar fotovoltaica no Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
19-08-2021 12:17:56
em Logística e Transporte
Carro Forte - energia solar fotovoltaica - carro elétrico - Mercedes-Benz- projeto inovador desenvolvido pela startup Innovaklim se destaca pelos ganhos de sustentabilidade ambiental – créditos: ESG

Em parceria com outras empresas, a Mercedes-Benz é a primeira montadora do mundo a criar um ar-condicionado automotivo 100% elétrico que é movido a energia solar fotovoltaica

Uma das empresas do mercado de automóveis que mais investe em startups, é a Mercedes-Benz, que desenvolveu mais um projeto inovador. O escolhido para o projeto foi o chassi 915-E, que é voltado para carros-fortes. Além da montadora, o modelo foi utilizado pela Innovaklim, empresa de tecnologia e pela empresa pernambucana, Preserve, que atua com transporte e segurança de valores em Olinda, para o desenvolvimento do primeiro ar-condicionado totalmente elétrico alimentado por energia solar fotovoltaica.

Leia outras noticias relacionadas

Ar-condicionado utilizará energia solar fotovoltaica e não emitirá nenhum poluente

A nova tecnologia da Mercedes-Benz ganha destaque pelos seus ganhos em sustentabilidade ambiental, e será aplicada a princípio em um carro-forte, mas podendo ser ampliada para outros tipos de veículos.

O ar-condicionado que funciona com o uso de energia solar fotovoltaica, tem como base uma fonte de energia limpa que utiliza a captação da luz solar, para gerar eletricidade sem emitir nenhum gás poluente.

Vice-presidente de Marketing da montadora se pronuncia

CARRO-FORTE COM ENERGIA SOLAR NO AR-CONDICIONADO

A Mercedes-Benz possui em seu vasto portfólio, o chassi 915-E, um modelo vocacionado para receber carroçarias de carro-forte de várias empresas do setor. De acordo com o vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, o 915-E da montadora para tais veículos, é reconhecido no setor de transporte de valores pela sua resistência, força e robustez.

E são esses fatores que tem posicionado a Mercedes-Benz há muitos anos como um dos mais tradicionais fornecedores de carros-fortes para empresas setor. Segundo o vice-presidente, a Preserve é um cliente de longa data da montadora.

São mais de 40 anos de parceria e a Mercedes-Benz está satisfeita em fazer parte desse projeto de energia solar fotovoltaica, que também envolve a Innovaklim, startup que desenvolve e instala soluções sustentáveis que buscam reduzir o consumo de combustíveis poluentes em frotas de veículos pesados.

Tecnologia do carro-forte da Mercedes-Benz reduzirá até 19% na emissão de carbono

O Grupo Preserve tem entre suas metas estratégicas a busca de novos projetos sustentáveis que contribuam para um planeta mais limpo. Seguindo esse rumo, a Innovaklim é a única com a tecnologia para fornecimento do equipamento criado para as condições severas de uso em carros-fortes e outros veículos, tendo realizado P&D da tecnologia por dois anos até chegar na versão atual.

Entre os principais benefícios do novo ar-condicionado que funciona a base de energia solar fotovoltaica da montadora, está a redução da emissão de carbono, que pode atingir até 19%. Além disso, o projeto economiza mais de 80% de combustível comparado com um consumo de um ar-condicionado convencional. O novo projeto é ligado diretamente à bateria do veículo e utiliza a geração de energia do módulo solar e do alternador do próprio veículo.

Além disso, a tecnologia utiliza o gás 410a, considerado o mais sustentável do mundo. Pensando também no conforto dos que estarão dentro do veículo, o ar-condicionado é o mais silencioso que já foi inventado.

De acordo com o vice-presidente, a soluçãoestá totalmente ligada ao compromisso da montadora Mercedes-Benz com o ecossistema do transporte, gerando ganhos sustentáveis.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe