Eletropostos públicos são implantados em Belo Horizonte – MG e usuários poderão carregar veículos elétricos gratuitamente

Flavia Marinho
por
-
09-12-2020 13:32:37
em Energia Renovável
veículos elétricos - eletropostos - energia - mg

Em Minas Gerais a partir do aplicativo SIM Charger, será possível utilizar eletropostos públicos para carregamento gratuito de veículos elétricos

Em 03 de dezembro, a atuante no mercado de geração distribuída, Cemig SIM, lançou um programa para incentivar a mobilidade elétrica em Minas Gerais. A ideia é contribuir para a expansão e, consequentemente, popularização dos veículos elétricos em Belo Horizonte, por meio do uso de energia sustentável em eletropostos. Procurando emprego? Usina de etanol inicia recrutamento e seleção para muitas vagas de emprego em diversos cargos de ensino fundamental e médio

Leia também

A princípio serão implantados em BH três pontos públicos de recarga, um no Mercado Central, outro no supermercado Super Nosso (unidade Lourdes), e o terceiro na concessionária AvantGarde (Bairro Santa Lúcia). Inicialmente não será cobrado pelo carregamento dos veículos elétricos e os eletropostos poderão ser utilizados por todos.

A atuante no mercado de geração distribuída, Cemig SIM, tem como objetivo oferecer soluções inovadoras e inteligentes, com base tecnológica, para tornar os recursos energéticos mais eficientes, respeitando o meio ambiente e a sociedade.

A ferramenta contribuirá fortemente para o desenvolvimento da infraestrutura de tomadas de recarga, permitindo a previsibilidade de uso e a evolução do mercado de veículos elétricos. Os interessados em utilizar o serviço podem baixar o aplicativo “SIM Charger”, nas lojas Android e Apple.

De acordo com Danilo Gusmão, CEO da Cemig SIM, o intuito é que o projeto seja ampliado gradativamente. “O conceito foi desenvolvido a partir de programa de inovação aberta realizado em parceria com a FIEMG Lab, UseCarGo e Voltbras. Nossa meta é disponibilizar, além da energia, uma infraestrutura robusta para que os usuários de veículos elétricos tenham liberdade para planejar seu deslocamento. Há também, outros produtos e serviços pensados para atender às individualidades dos novos usuários da tecnologia de mobilidade elétrica e à expansão do seu uso”, afirma.

Além dos eletropostos, a SIM também está realizando um projeto piloto, para compartilhamento de veículos elétricos de aluguel. O objetivo é oferecer opções para a expansão do consumo de energia sustentável, de matriz limpa e bem mais econômica, em todo o estado, mas com o foco, também, no território brasileiro.

Sobre a Cemig SIM

Criada em abril de 2019, a Cemig SIM, braço de inovação do Grupo Cemig com foco em energia solar por assinatura e soluções em eficiência energética, iniciou sua atuação com o fornecimento para o segmento comercial e industrial, como farmácias, padarias, lojas, fábricas, agências bancárias, supermercados, condomínios e empresas de diversos setores. Em novembro, ampliou o portfólio e passou a também fornecer energia solar por assinatura – limpa, renovável e mais barata – para os clientes do mercado residencial, com consumo acima de 300 kWh.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe