1. Início
  2. / Biocombustíveis Renováveis
  3. / Brasil lança projeto inédito de combustível sustentável para aviação em Foz do Iguaçu
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil lança projeto inédito de combustível sustentável para aviação em Foz do Iguaçu

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/06/2024 às 13:45
Ministro lança projeto pioneiro de combustível sustentável para aviação, reforçando compromisso com a sustentabilidade e economia verde. (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ministro lança projeto pioneiro de combustível sustentável para aviação, reforçando compromisso com a sustentabilidade e economia verde. (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta segunda-feira (17), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), participou do lançamento do primeiro projeto voltado à produção de combustível sustentável para aviação.

A cerimônia ocorreu no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A iniciativa, segundo o chefe da pasta, visa promover a descarbonização do setor aéreo por meio de combustíveis limpos e renováveis.

Investimento e produção do combustível

O projeto receberá um investimento de 1,8 milhão de euros do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

A Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis, localizada nas instalações da Itaipu Binacional, produzirá 6kg/dia de bio-syncrude.

Este é uma mistura de hidrocarbonetos sintetizada a partir de biogás e hidrogênio verde, destinada à produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF).

Transição energética e sustentabilidade

Segundo o ministro, esses investimentos em tecnologias sustentáveis refletem diretamente os esforços do governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em promover a transição energética.

Ainda de acordo com ele, a aposta em novas fontes de energia que vem sendo promovida pelo governo brasileiro é essencial para os objetivos visados pelo Brasil em acordos internacionais firmados pelo país, que se comprometeu em colaborar com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas globais.

“Com esses projetos, o governo brasileiro reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico, preparando o país para um futuro mais verde e inovador”, disse ele.

Visita técnica ao aeroporto de Foz do Iguaçu

Antes do lançamento, o ministro Costa Filho realizou uma visita técnica ao aeroporto de Foz do Iguaçu. Na ocasião, ele esteve acompanhado pelo Secretário Nacional de Aviação, Tomé Franca, e pelo presidente da Infraero, Rogério Barzellay.

Hoje, o local enfrenta obras. Dentre elas, incluem-se adequações nas áreas de segurança da pista, reforma e ampliação do terminal de passageiros, e construção de terminais de cargas.

De acordo com informações do portal “G1”, a concessionária do aeroporto, a CCR, está investindo R$ 270 milhões em melhorias para os passageiros.

Segundo a concessionária, essas intervenções não só proporcionam mais conforto e comodidade aos turistas, mas também têm um impacto significativo na economia local, gerando aproximadamente 250 empregos diretos durante a fase de construção.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos