Brasil está pronto para uma ascensão de energia renovável e criação de novos parques eólicos, segundo especialistas

Valdemar Medeiros
por
-
12-09-2020 11:06:20
em Uncategorized
energia renovável - parques eólicos Painéis de energia solar e turbinas eólicas

De acordo com a Rystad Energy, o Brasil e a América latina no geral está emergindo como um polo de energia renovável, com alguns dos mais fortes crescimentos da capacidade de energia renovável e parques eólicos esperados globalmente nos próximos anos

Com os leilões já adotados em toda a América Latina, a Rystad Energy espera que os 49 GW de capacidade de energia renovável da região disparem para 123 GW até 2025, com os maiores parques eólicos vindo do Brasil, México, Chile, Colômbia e Argentina.

Leia também

Os 05 países estão prontos para leilões de energia renovável

Todos os cinco países realizam leilões de energia renovável há anos, gerando um gigantesco gasoduto de 50 GW para o Brasil e um gasoduto de 40 GW para o México.

Com os preços caindo para cerca de US $ 20 por MWh, e mesmo tão baixos quanto US $ 18 por MWh no Brasil, os leilões devem avançar na maioria dos países, apesar dos atrasos relacionados à pandemia. No entanto, deve-se notar que o futuro do leilão do México permanece incerto após o recente tumulto político, afirma a Rystad Energy.

Parques eólicos

Os preços baixos combinados com a grande disponibilidade de terras têm levado ao aumento da concorrência e criação de parques eólicos, dando origem a uma onda de megaprojetos. A partir de 2018, ativos solares fotovoltaicos (FV) e eólicos com capacidades na faixa de 50 MW a 300 MW têm dominado o mercado.

A Rystad Energy espera que a popularidade dos projetos de megacapacidade continue, representando cerca de 70% dos ativos eólicos e solares da região até 2025. “A proliferação de parques eólicos em mega escala e os leilões relativamente consistentes com pouca ou nenhuma exigência de conteúdo local tornam a América Latina um bom mercado para grandes desenvolvedores europeus”, disse Minh Khoi Le, analista de energia renovável da Rystad Energy.

Rank das 10 empresas de energia renovável e parques eólicos

A maioria das 10 maiores empresas com a maior capacidade renovável e parques eólicos da América Latina vem da Europa; Principalmente Enel, Iberdrola, EDF e Engie, que estão entre as cinco primeiras. Essas empresas têm dominado leilões na América Latina, especialmente no Brasil, México e Chile.

Atualmente, a unidade fotovoltaica solar Villanueva no México, que pertence à Enel, é a maior fazenda solar da região e possui uma capacidade impressionante de 828 MW. Ainda assim, Villanueva logo será superada pelo parque solar fotovoltaico de 1,3 GW do Brasil em Minas Gerais, de propriedade da Aurora Energias.

O Brasil também abriga vários mega parques eólicos, como o Ventos de Santa Angela de 716 MW (Lagoa dos Ventos) da Enel, e o complexo Campo Largo da Engie, que consiste em Campo Largo 1 (326,7 MW), Campo Largo 2 (361,2 MW) MW) e Umburanas (342,5 MW).

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.