Brasil e Índia consolidam parceria em minerais críticos para diversificar cadeias de suprimento e impulsionar investimentos em tecnologia.
Brasil e Índia assinaram, na madrugada deste sábado (21), em Nova Delhi, um acordo voltado à exploração e cooperação em minerais críticos e terras raras.
O entendimento foi firmado pelos governos dos dois países, com a presença do primeiro-ministro Narendra Modi e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A iniciativa busca fortalecer cadeias de suprimento, ampliar a cooperação bilateral e garantir maior segurança no acesso a recursos estratégicos para a economia global.
-
Euro digital ganha sinal verde no Parlamento Europeu, promete mexer no domínio de Visa e Mastercard e pode mudar de vez a forma como milhões de pessoas pagam contas, fazem compras e movimentam dinheiro na Europa até 2029
-
Israel encontra túnel militarizado do Hezbollah com mais de 200 metros sob vila, com 4 poços de lançamento de mísseis, 12 câmaras, mísseis antitanque, drones e depósitos de armamentos a 25 metros de profundidade
-
Ucrânia lança maior ataque de drones contra Moscou desde 2022, Rússia diz ter interceptado quase 200 aeronaves perto da capital, refinaria de Kapotnya volta a ser alvo e ofensiva reacende alerta sobre guerra atingindo coração energético russo a poucos quilômetros do Kremlin
-
Caminhoneiros, frete e multas de 2022 entram no centro da política: Câmara aprova MP com anistia, rastreamento obrigatório por CIOT, punições milionárias e novo piso salarial para quem passa mais de 24 horas na estrada
O anúncio foi feito durante declaração conjunta à imprensa.
Segundo os líderes, o acordo marca um avanço relevante nas relações entre as duas nações, especialmente em setores considerados essenciais para inovação tecnológica e transição energética.
Minerais críticos e terras raras no centro da cooperação bilateral
O foco do novo pacto está nos chamados minerais críticos e nas terras raras, matérias-primas fundamentais para a produção de tecnologias modernas.
Esses recursos são utilizados, por exemplo, em baterias, painéis solares, turbinas eólicas, semicondutores e equipamentos eletrônicos.
Durante a coletiva, Narendra Modi destacou a importância estratégica da iniciativa.
“O acordo assinado sobre minerais críticos e terras raras é um grande passo em direção a construir cadeias de suprimento resilientes”, disse Modi a jornalistas.
A menção às cadeias de suprimento resilientes refere-se à necessidade de reduzir vulnerabilidades no fornecimento global desses insumos.
Nos últimos anos, disputas geopolíticas e gargalos logísticos evidenciaram a dependência excessiva de poucos países produtores.
Brasil e Índia apostam em desenvolvimento tecnológico e inclusivo
Ao lado do premiê indiano, Lula ressaltou o potencial da parceria para impulsionar inovação e crescimento econômico com foco social.
Para ele, a cooperação bilateral vai além da extração de recursos naturais.
“É notável a evolução indiana em setores de ponta, como tecnologia da informação, inteligência artificial, biotecnologia e exploração especial.
Isso cria muitas oportunidades de cooperação com o Brasil e traduz nosso compromisso com uma agenda que coloca tecnologia a serviço do desenvolvimento inclusivo.
Ampliar os investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje (sábado, 21)”, falou Lula.
A declaração reforça a intenção de integrar conhecimento tecnológico à exploração sustentável de minerais críticos.
Assim, Brasil e Índia pretendem alinhar crescimento econômico, inovação e inclusão social.
Cadeias de suprimento mais seguras e diversificadas
O acordo surge em um momento estratégico.
O Brasil possui as segundas maiores reservas globais de terras raras, ficando atrás apenas da China, o que amplia sua relevância no cenário internacional.
Por outro lado, a Índia tem se destacado em áreas como tecnologia da informação e inovação industrial.
Portanto, a união de recursos naturais brasileiros com a capacidade tecnológica indiana pode gerar ganhos mútuos.
Além disso, a diversificação das cadeias de suprimento é vista como essencial para reduzir riscos e garantir estabilidade no abastecimento de setores industriais estratégicos.
Dessa forma, a cooperação bilateral tende a fortalecer a posição de ambos os países no mercado global.
Ampliação da cooperação bilateral em saúde, defesa e comércio
O encontro em Nova Delhi não se limitou ao acordo sobre minerais críticos e terras raras.
Durante a agenda oficial, os líderes também assinaram memorandos de entendimento nas áreas de comércio, empreendedorismo, defesa e saúde.
Na área farmacêutica, a expectativa é ampliar o acesso da população brasileira a medicamentos de qualidade a preços mais acessíveis.
“Nós temos possibilidades ilimitadas de cooperação na área de saúde, na área farmacêutica e nós vamos trabalhar em melhorar o fornecimento de medicamentos a preço acessível e de qualidade para o Brasil”, disse Modi.
Com isso, Brasil e Índia ampliam o escopo da cooperação bilateral, consolidando uma parceria que envolve tanto setores estratégicos quanto áreas sociais sensíveis.
Brasil e Índia fortalecem protagonismo global
Ao priorizar minerais críticos, terras raras e cadeias de suprimento mais robustas, os dois países sinalizam ambição de maior protagonismo no cenário internacional.
A articulação entre recursos naturais, tecnologia e políticas públicas pode abrir novas oportunidades de investimento.
Enquanto o mundo busca alternativas energéticas e soluções tecnológicas mais sustentáveis, acordos como este ganham relevância.
Assim, Brasil e Índia reforçam sua posição como atores estratégicos na transição energética e na reorganização das cadeias produtivas globais.
A assinatura do acordo, portanto, vai além de um gesto diplomático.
Ela representa um movimento calculado para ampliar competitividade, segurança econômica e cooperação bilateral em um contexto global cada vez mais desafiador.
Veja mais em: Brasil e Índia assinam acordo sobre terras raras e minerais críticos
