1. Início
  2. Bolsonaro inaugura ultracentrífugas na FNC e governo afirma que o edital da usina nuclear Angra 3 sai em 2020
3 min de leitura

Bolsonaro inaugura ultracentrífugas na FNC e governo afirma que o edital da usina nuclear Angra 3 sai em 2020

Imagem de perfil do autor Paulo Nogueira
Escrito por Paulo Nogueira Publicado em 03/12/2019 às 05:33

Sem categoria

Bolsonaro urânio usina nuclear Angra 3
(Resende – RJ, 29/11/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro descerra placa alusiva a inauguração da 8ª Cascata de Ultracentrífugas da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio. Foto: Marcos Corrêa/PR
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

O Brasil faz parte de um seleto grupo de 12 países reconhecidos internacionalmente pelo setor nuclear e detém uma das 7 maiores reservas de urânio do mundo

A usina nuclear Angra 3 volta a ficar em evidência após o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, dizer que o edital de licitação para retomada das obras da usina será publicado no segundo trimestre de 2020. Quatro grupos estrangeiros disputam Usina Angra 3 e modelagem servirá para oito novas usinas.

De acordo com o ministro o documento está sendo finalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O importante é que retomamos o processo”, disse o parlamentar que, em seguida, sinalizou sobre o modelo de negócio.

Quanto às obras, a expectativa é que a retomada aconteça no final do próximo ano ou início do ano seguinte, completou o ministro em discurso.

Atualmente, o setor nuclear é responsável por 2% da matriz energética do país, conforme destacou em publicação o Valor Econômico.

Através de um decreto presidencial, a retomada das obras da usina nuclear Angra 3 foi incluída como parte do portfólio do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo federal.

O anúncio  feito pelo ministro ocorreu na sexta-feira, 29, no evento da inauguração da 8ª cascata de ultracentrífugas, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende (RJ), que também contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, que, por sua vez, não discursou.

A unidade pertence à estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Com a entrada em operação da cascata, a INB aumentará em 20% a produção de urânio enriquecido no País, sendo possível produzir 60% do necessário para abastecer a usina nuclear de Angra 1.

O governo federal investiu, em 2019, um total R$ 18 milhões no projeto. “Essa conquista deve ser motivo de orgulho para todos os brasileiros, visto que o enriquecimento de isotópico de urânio é uma tecnologia de ponta, 100% nacional, desenvolvida na nossa querida Marinha do Brasil, com a parceria do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (Ipen), lá em São Paulo. O domínio dessa tecnologia é uma fase fundamental para a fabricação do elemento-combustível que abastece atualmente os reatores das usinas Angra 1 e 2, a futura operação de combustível para Angra 3 e os reatores de pesquisa brasileiros em desenvolvimento”, afirmou o presidente da INB, Carlos Freire Moreira.

O Brasil faz parte de um seleto grupo de 12 países reconhecidos internacionalmente pelo setor nuclear como detentores de instalações para enriquecimento de urânio com diferentes capacidades industriais de produção.

O Brasil possui uma das sete maiores reservas de urânio do mundo. Encontrado em sua forma natural, o material não produz energia.

Tags
Paulo Nogueira

Técnico em Elétrica desde 2008, formado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), antigo CEFET, uma das mais tradicionais instituições de ensino técnico do Brasil. Atuou por diversos anos nas áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção, experiência que hoje aplica na produção de conteúdo especializado sobre o setor energético. Com mais de 8 mil publicações em revistas e portais online, dedica-se à cobertura do mercado de trabalho, petróleo e gás, energia, economia, renováveis e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões ou correções, entre em contato pelo e-mail paulohsnogueira@gmail.com. Este canal não recebe currículos.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo