1. Início
  2. Economia
  3. ANEEL decreta bandeira amarela para maio — conta de luz terá taxa extra pela primeira vez em 2026
Faça um comentário 2 min de leitura

ANEEL decreta bandeira amarela para maio — conta de luz terá taxa extra pela primeira vez em 2026

Imagem de perfil do autor Douglas Avila
Escrito por Douglas Avila Publicado em 28/04/2026 às 18:23 Atualizado em 28/04/2026 às 19:53
Torres de transmissão de energia elétrica no Brasil
Torres de alta tensão. ANEEL decreta bandeira amarela para maio de 2026, primeira taxa extra na conta de luz no ano. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh em maio — ANEEL anuncia bandeira amarela pela primeira vez em 2026

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu que a bandeira tarifária de maio de 2026 será amarela, segundo informou a Agência Brasil.

É a primeira vez no ano que os consumidores terão um acréscimo na conta de luz.

Desde janeiro, a bandeira estava verde — sem cobrança adicional.

Com a bandeira amarela, o adicional será de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Por que a bandeira mudou

A decisão foi motivada pela redução das chuvas na transição do período chuvoso para o seco.

Com menos água nos reservatórios das usinas hidrelétricas, o sistema precisa acionar usinas termelétricas para complementar a geração.

Usinas térmicas têm custo de operação mais alto — e esse custo é repassado ao consumidor via bandeira tarifária.

Nos meses anteriores, os reservatórios estavam em níveis satisfatórios, o que permitiu manter a bandeira verde.

Quanto vai pesar no bolso

Para uma residência que consome 200 kWh por mês, o acréscimo será de aproximadamente R$ 3,77.

Para quem consome 300 kWh, o valor adicional será de cerca de R$ 5,65.

Embora o valor da bandeira amarela seja relativamente baixo, o acréscimo se soma ao reajuste anual de cada distribuidora.

A bandeira amarela é a segunda mais branda do sistema — abaixo das vermelhas (patamar 1 e 2), que podem adicionar até R$ 7,87 por 100 kWh.

O que esperar nos próximos meses

Historicamente, os meses de maio a novembro são os mais secos no Brasil Central, onde estão os principais reservatórios.

Se as chuvas continuarem abaixo da média, a bandeira pode subir para vermelha nos meses de inverno.

A crise do petróleo, com o Brent acima de US$ 110, também encarece o gás natural usado nas térmicas — o que pode pressionar ainda mais as tarifas, conforme reportou o Seu Dinheiro.

A recomendação da ANEEL é que os consumidores redobrem a atenção com o consumo de energia para evitar surpresas na fatura.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Tags
Douglas Avila

Trabalho com tecnologia há 16 anos, hoje 100% focado em IA. Atuo como CAIO (Chief AI Officer) em São Paulo, com foco em receita. Formado em Sistemas para Internet pelo Senac. No Click Petróleo e Gás escrevo sobre tecnologia e inovação aplicadas aos setores estratégicos da economia brasileira: energia, indústria, transporte marítimo, automotivo, ciência e engenharia

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x