Alumar e Senai vão capacitar 50 mulheres para trabalhar na unidade da empresa em São Luís

Valdemar Medeiros
por
-
13-01-2022 12:20:14
em Indústria e Construção Civil
Senai - Alumar - capacita - capacitação profissional - empregos - São Luís Projeto Mulheres na Redução vai formar 50 profissionais (Foto: Divulgação)

A Alumar, em parceria com o Senai, fará a capacitação de 50 mulheres para atuarem na unidade da empresa em São Luís. Os cursos requisitados são técnico em eletromecânica e operador de processo em Alumínio

O Consórcio Alumar fechou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a capacitação e expansão do número de mulheres em seu quadro de funcionários, inclusive na fabricação de alumínio e alumina, um ambiente tradicionalmente masculino. A formação pelo Senai acontecerá através do projeto Mulheres na Redução Alumar, que tem como missão formar 50 profissionais em São Luís, para a área de operação do Smelter. As atividades terão início em abril deste ano.

Leia outras notícias relacionadas

Alumar e Senai são parceiros há mais de 30 anos

Estiveram presentes no encontro virtual que selou a parceria, feito na última sexta-feira (07) pelo Senai, Rogério Garcês, Coordenador de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Senai Maranhão, Gilberto Lopes, gerente de Gestão de Tecnologia e Inovação, e José João Fonseca, Gerente em exercício do CEPTI – DI. Também participaram Beatriz Costa, do Centro de Treinamento da Alumar e Raiane Oliveira, gestora de RH da Alcoa.

Rogério Garcês lembra que o Senai é parceiro da Alumar desde sua chegada em São Luís, há mais de três décadas. Agora, o desafio para a capacitação e inserção de mulheres na linha de produção é mais uma prova da relação de credibilidade entre as duas entidades.

Garcês destaca que o Senai demonstra, com a experiência em parcerias de sucesso e formação nestes moldes, que só vem a contribuir com a Alumar, uma grande empresa de produção. O Senai está com as portas abertas para deixar o legado em fazer seu melhor para a capacitação das mulheres de São Luís na linha de produção com previsão para abril deste ano.

Senai comenta sobre a dedicação da Alumar no Maranhão

Gilberto Lopes, que atua na gestão de inovação e tecnologia do Senai, esteve por vários anos na Alumar e sempre observou um esforço de englobar a diversidade nas operações da empresa, e confirma que já havia diversas mulheres atuando no setor de instrumentação e também na área de solda.

Lopes afirma que a Alumar vem tentando quebrar os paradigmas mais uma vez e ampliar as oportunidades para as mulheres de São Luís, através da capacitação, em uma das áreas de mais alta complexidade. Segundo Lopes, o Senai tem a responsabilidade, pela confiança depositada pela Alumar no quesito de capacitação das mulheres, de mostrar para o resto do país a essencialidade de se engajar em um programa deste nível.

Capacitação será voltada para ex-alunas do Senai

Raiane Oliveira afirmou que a escolha do Senai para a capacitação das mulheres em São Luís se deve à competência histórica que o órgão adquiriu como um centro de educação profissional. A gestora afirma que a empresa valoriza a oferta de um ótimo ensino e, ao longo dos anos de parceria, o Senai tem mostrado seu comprometimento com a formação dos alunos, o que impacta na qualidade dos profissionais que chegam ao mercado.

Durante a reunião foram discutidas providências e prazos para a criação do cronograma de atividades do projeto. As 50 mulheres serão escolhidas a partir do banco de ex-alunas formadas pelo Senai. Os cursos demandados pela empresa em São Luís serão para os setores de operador de processo em alumínio e técnico em eletromecânica.

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe