Aker Solutions recebe da Equinor contrato com foco em reduzir emissões de CO2

Aker Solutions Equinor Troll B Troll C

A Aker Solutions garantiu um estudo de engenharia de front-end (FEED) da Equinor para permitir eletrificação das plataformas Troll B e C

O contrato entre a Aker Solutions e Equinor inclui uma opção para o trabalho de engenharia, suprimento, construção e instalação (EPCI) após a conclusão do estudo, informaram as norueguesas nesta quarta-feira(15) em à imprensa.

Leia também

O estudo descreverá como a instalação de equipamentos elétricos no Troll B e C, bem como a substituição da turbina a gás por compressores elétricos no Troll C, pode ser realizada. Isso permitirá que a meta da Equinor forneça eletricidade às Troll B e C por cabos de energia de Kollsnes nos arredores de Bergen, na costa oeste da Noruega. A transição para a energia terrestre poderia reduzir as emissões de CO2 dos Troll B e C em cerca de 450.000 toneladas por ano.

“Estamos muito satisfeitos por termos assegurado um grande projeto de eletrificação para uma instalação de produção offshore existente na Plataforma Continental da Noruega”, disse Luis Araujo, CEO da Aker Solutions. “Nossa ambição é gerar 25% de nossa receita com soluções de baixo carbono, como eletrificação até 2030. A eletrificação do Troll B e C é um ótimo exemplo de como estamos executando nossa estratégia e ajudando os operadores a reduzir significativamente as emissões”.

O estudo FEED para Troll B e C deve ser entregue no segundo semestre de 2020.

O campo Troll fica a cerca de 65 quilômetros nos arredores de Bergen, na costa oeste da Noruega. O campo está em operação desde 1995 e representa cerca de 40% do total de reservas de gás na Plataforma Continental da Noruega.

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.