Equinor amplia negócios no setor de energia solar e aumenta para 15,2% sua participação na empresa Scatec

Equinor amplia negócios no setor de energia solar e aumenta para 15,2% sua participação na empresa Scatec

A petroleira Equinor comprou uma fatia adicional de 5,2% da empresa de energia solar Scatec e pretende investir pesado em renováveis até 2030

A multinacional Equinor adquiriu um total adicional de 5,2% da maior empresa de energia solar da Noruega, a Scatec Solar, em dezembro de 2019.  A empresa, que já havia comprado ações da Scatec a um preço de aproximadamente 700 milhões de coroas norueguesas (US $ 82,4 milhões), elevou sua participação para 15,2%, ampliando investimentos no segmento de energia renovável.

Você também pode conferir

“O investimento a longo prazo na Scatec Solar continua sendo importante para a Equinor e reforça nossa estratégia de desenvolver uma posição forte em renováveis”, informou o gerente de energia renovável da multinacional, Paal Eitrheim.

A Scatec Solar é uma produtora de energia solar integrada e independente e tem um backlog de projetos em desenvolvimento nas Américas, África, Ásia e Oriente Médio. A companhia está sediada em Oslo, na Noruega.

A Equinor adquiriu uma participação na Scatec Solar em 2018, capitalizando projetos no Brasil e na Argentina. No ano passado, a empresa de energia solar divulgou que fortaleceu sua meta de capacidade instalada para 2021 e agora prevê alcançar 4,5 gigawatts.

Em 2019, as ações da Scatec avançaram 60%, em virtude, principalmente, do crescimento mundial na demanda por energia solar e outras renováveis.

Além das atividades nas áreas de petróleo e gás natural, a multinacional Equinor está investindo cada vez mais em outras fontes energéticas alternativas, inclusive energia solar, ampliando sua carteira de serviços e buscando um maior equilíbrio do seu portfólio.

Até 2030, a petroleira pretende direcionar um percentual entre 15% e 20% dos seus investimentos para o segmento de energias renováveis.

Kelly Angelim

About Kelly Angelim

Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore e vivência em áreas administrativas e de pesquisa científica.