MENU
Menu
Início Acelerando o crescimento econômico: projeções para a expansão da indústria

Acelerando o crescimento econômico: projeções para a expansão da indústria

4 de janeiro de 2024 às 15:30
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
crescimento, expansão
Pelas estimativas da CNI, o PIB deverá ter uma expansão de 1,7%, e o PIB industrial aumentará 0,9%. – Todos os direitos: Portal da Indústria

Presidente da CNI destaca necessidade de transformação da indústria nacional para reverter baixo crescimento, com foco em sustentabilidade e competitividade.

Em um cenário econômico desafiador, o Brasil enfrentará mais um ano de incertezas em relação ao crescimento econômico. As projeções da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam uma desaceleração no ritmo de crescimento da economia para o ano de dois mil e vinte e quatro. Estima-se que o Produto Interno Bruto (PIB) terá uma expansão de 1,7%, e o PIB industrial aumentará em 0,9%.

Com a desaceleração no crescimento econômico, o país enfrentará desafios para manter a estabilidade financeira e promover o desenvolvimento. É fundamental que medidas sejam tomadas para impulsionar a retomada do crescimento, garantindo assim a expansão sustentável da economia nos próximos anos.

Artigos recomendados

Medidas Urgentes para Impulsionar o Crescimento Econômico

Esse desempenho é claramente insuficiente para melhorar a qualidade de vida da população. É imperativo adotar com urgência medidas para reverter o quadro de baixo crescimento econômico. Uma ação imprescindível é a transformação da indústria nacional, que venho chamando de neoindustrialização, visando uma expansão econômica mais expressiva. Com um setor industrial mais dinâmico, inovador e competitivo, o Brasil poderá ter um ciclo de desenvolvimento sustentável.

A boa notícia é que há, em todo o mundo, uma confluência de fatores que favorecem a revitalização da indústria brasileira, como a transição para a economia de baixo carbono, a reorganização das cadeias globais de valor e a digitalização das atividades, o que certamente impulsionará o crescimento econômico do país.

Projeções e Metas para 2024

No plano interno, o governo recriou o Ministério do Desenvolvimento e reinstalou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial. Com base no diálogo com o setor produtivo, vem adotando medidas importantes para fortalecer a indústria, visando à expansão econômica sustentável e duradoura.

A política industrial deverá ser lançada no início de 2024, com missões voltadas para descarbonização, inclusão digital, transição energética, segurança alimentar, resiliência sanitária, desenvolvimento tecnológico e infraestrutura urbana, para impulsionar o crescimento econômico e garantir a sustentabilidade.

Desafios e Avanços para o Crescimento Econômico

Precisamos acelerar as ações para conter as mudanças do clima e transformar nossas vantagens comparativas, como a matriz energética limpa e o inestimável patrimônio natural, em ganhos de competitividade para as empresas, visando ao crescimento econômico do país e à geração de riquezas e empregos.

O Congresso Nacional aprovou a reforma da tributação sobre o consumo. A mudança elimina distorções, simplifica e dá mais transparência ao sistema de arrecadação, o que beneficiará toda a economia e impulsionará o crescimento econômico do país.

Perspectivas para o Futuro

Embora os desafios sejam muitos, devemos manter o otimismo. Com as medidas adequadas, poderemos construir uma nova indústria, uma economia mais próspera e um país mais justo, visando a um crescimento econômico sustentável e duradouro.

(*) Ricardo Alban é presidente da CNI.

O artigo foi publicado no jornal O Globo no dia 28/12/2023.

REPRODUÇÃO DO ARTIGO – Os artigos publicados pela Agência de Notícias da Indústria têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente.

Fonte: Portal da Indústria

Inscreva-se
Notificar de
guest
Para confirmar a sua inscrição e receber notificações quando alguém responder seu comentário, coloque o e-mail no-reply@clickpetroleoegas.com.br na lista de contato confiáveis, as vezes a mensagem pode cair na caixa de lixo/spam, então verifique nestas pastas também.
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x