Menu
Início Ação do Congresso contra venda de refinarias da Petrobras será julgada pelo STF a partir de sexta-feira

Ação do Congresso contra venda de refinarias da Petrobras será julgada pelo STF a partir de sexta-feira

15 de setembro de 2020 às 14:14
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
petrobras, refinarias, congresso, STF
No pedido que será julgado pelo STF, o Congresso argumenta que a eventual venda das refinarias da Petrobras iria contra uma decisão anterior da própria corte em 2019

No pedido que será julgado pelo STF, o Congresso argumenta que a eventual venda das refinarias da Petrobras iria contra uma decisão anterior da própria corte em 2019

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar a partir da próxima sexta-feira, uma liminar solicitada em julho pelo Congresso para impedir a venda pela Petrobras de suas refinarias, com a petição citando as unidades de refino da Bahia (RLAM) e do Paraná (Repar). Petrobras garante emprego de petroleiros até agosto de 2022

Leia também

Segundo o STF, o julgamento ocorrerá no plenário virtual, estendendo-se até o dia 25 de setembro, e deve ter a participação dos 11 ministros. Ao final do mês de julho, Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu parecer favorável à continuidade do processo de venda das refinarias da Petrobras.

A expectativa é que oito refinarias da Petrobras sejam vendidas até o ano que vem, de acordo com o acordo com o Cade. Juntas, as unidades têm 1,1 milhão de capacidade diária de processamento de petróleo, cerca de 50% do parque de refino do país.

A decisão da Petrobras de vender parte de seus ativos de refino está alinhada à política energética nacional e não vai contra decisão do STF sobre desestatizações, defenderam os ministérios da Economia e de Minas e Energia em nota conjunta anteriormente.

A primeira refinaria a ir a mercado, a Rlam, da Bahia, está em negociação exclusiva com o fundo Mubadala, de Abu Dhabi. Além disso, a Petrobras também está em processo de negociação mais avançada da Repar, do Paraná, que atraiu a atenção de empresas como Raízen (joint venture entre a Shell com o conglomerado de energia e logística Cosan) e Ultrapar, dona da Rede Ipiranga.

União pede para participar de processo contra venda de refinarias pela Petrobras

A União pediu ao ministro Luiz Edson Fachin para participar do processo em que o Congresso pede ao STF que proíba a Petrobras de vender refinarias sem fazer licitação.

Em petição da sexta, a AGU pede para ser admitida como amicus curiae, um terceiro não envolvido diretamente no processo, mas que pode enviar petições e prestar informações.

Na quinta, Fachin liberou o processo para julgamento pelo Plenário Virtual. A discussão vai começar no dia 18 e vai até o dia 25.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar