Menu
Início Abertura do mercado do gás pode trazer onda de privatizações no setor de distribuição

Abertura do mercado do gás pode trazer onda de privatizações no setor de distribuição

16 de julho de 2019 às 01:00
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Petrobras e o Gás natural
Onda de privatizações

Segundo especialistas, programa do governo fará com que empresas de relevância no setor vendam suas participações na distribuição

O Programa Novo Mercado de Gás, apresentado no final de junho, pelo governo, deve fazer com que as empresas de maior destaque do setor causem uma onda de privatizações e com isso atraiam grandes empresas internacionais e locais para avaliar os ativos.
O sentimento é de especialistas do setor, muito embora a maioria ache que a velocidade com que isso vá acontecer talvez não seja a pretendida pelo governo.

O governo conta com a abertura do gás para fomentar o crescimento do PIB Industrial, inclusive já apresentou até um número de 10% de crescimento.

Grandes empresas devem demonstrar interesse, tais como grupos que já atuam no setor, como a brasileira Cosan, as espanholas Naturgy e Repsol, como a portuguesa Galp, a francesa Engie, além de empresas de combustíveis e GLP e agentes financeiros, como fundos de pensão e de investimento.

Com o programa do governo, a Petrobras deve buscar compradores para parcelas que detém em 19 distribuidoras de gás das 27 companhias que atuam no setor no Brasil, tendo inclusive assinado compromisso com o CADE de se desfazer de todos os seus ativos de transporte e distribuição de gás até 2021.

Segundo o sócio-diretor da consultoria Gas Energy, Rivaldo Moreira Neto: “Não tenha dúvida… de fato, vamos assistir esse processo de privatizações, um processo de venda bastante forte das distribuidoras de gás para mãos privadas”.
O consultor completou ainda que o Ministério de Minas e Energia e o da Economia devem incentivar os estados e a privatizar suas estatais de distribuição de gás.

Em relação as empresas estaduais de gás, a Petrobras possui parcelas minoritárias de gás através da Gaspetro, cuja empresa a Misui do Japão tem 49% das ações, mas por outro lado controla sozinha a GasBrasiliano, em São Paulo, por exemplo.

Contra á vontade

Os estados, entretanto devem, se opor a tais medidas do governo, muitos deles não vão querer perder o controle de suas empresas de gás.
Esse é o principal motivo dos especialistas acharem que a as privatizações vão acontecer, mas não na velocidade que se pensa, a favor do governo pode se ter uma troca com incentivos, como por exemplo, renegociações de dividas dos estados.

Um dos estados que já se mostraram favoráveis as privatizações é o Rio Grande do Sul, mas ainda é pouco e segundo os especialistas esta onda pode ser a de uma pedrinha num lago, mas ocorrerão.

Leia também aqui no seu portal CPG ! Petroleira australiana quer comprar campo da Petrobras na bacia de Santos !


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar