A empresa Naked Energy desenvolveu uma tecnologia de energia solar que pode aposentar os painéis solares. O dispositivo é uma placa solar híbrida que pode esquentar água e gerar energia simultaneamente.
Com a popularização da fonte solar no mundo inteiro nos últimos anos, diversas inovações estão surgindo, desta forma, o mercado de energia solar acaba de ganhar uma nova tecnologia. Trata-se de uma placa solar híbrida, capaz de gerar energia e calor para aquecimento de água ao mesmo tempo, podendo ser até 4x mais eficientes se comparado com os painéis solares convencionais.
Conheça o VirtuPVT da Naked Energy
Apesar de utilizar energia solar como fonte primária de energia, o sistema fotovoltaico não está ligado com o sistema de aquecimento de água solar.
São aplicações distintas e os princípios de funcionamentos são totalmente diferentes assim como os materiais utilizados. Mas já pensou na possibilidade da invenção de uma placa solar híbrida? Foi isso que uma empresa decidiu fazer, desenvolvendo uma tecnologia inovadora que une os dois sistemas, gerando energia e esquentando água para sua casa.
- Nordeste se tornará um dos estados mais importantes do MUNDO após chegada de megainvestimento de R$ 111 bilhões para produção do combustível do futuro
- Philco Revoluciona com Energia Renovável: Consumo Sustentável para 10 Mil Residências
- Tecnologia de Vácuo da Busch Eleva Produção de Biogás e Impulsiona Energia Renovável com Máxima Eficiência
- Energia solar 24/7: Conheça os painéis solares que geram eletricidade dia e noite
A tecnologia da Naked Energy, que recebeu o nome de tubo solar a vácuo, ou VirtuPVT, possui tubos coletores que contam com duas camadas de vidro com vácuo entre elas, funcionando como uma garrafa térmica, gerando a vantagem de redução de perdas térmicas para a atmosfera, gerando uma maior eficiência, mesmo em climas mais frios. Além disso, o vácuo da placa solar híbrida protege os painéis solares tendo em vista que essas são resfriadas pelo absorvedor solar, mantendo uma temperatura uniforme.
Nova tecnologia gera desempenho de 40% se comparado aos painéis solares tradicionais
Entre as vantagens geradas pela nova tecnologia do setor de energia solar, está a expansão do desempenho elétrico e a vida útil das células fotovoltaicas. Os tubos contam com um design versátil e de fácil instalação e cada um conta com seu próprio sistema de montagem, reduzindo o tempo de instalação e material utilizado.
Possuindo uma altura de apenas 25 cm, a nova placa solar híbrida reduz significativamente os impactos gerados pelo vento, se comparado com as instalações convencionais. Para garantir o desempenho ideal, os tubos de energia solar são inclinados e espaçados exatamente para evitar o autossombreamento.
Outro ponto de destaque da tecnologia é seu refletor para captar a energia solar que seria perdida, ampliando assim o desempenho que seria perdido em 40%, trazendo um rendimento de 15% nas médias anuais.
Retorno do investimento pode ser muito mais rápido
A placa solar híbrida conta com um comprimento de 2,16 cm x 30 cm de largura, pesando cerca de 20 kg, tendo potência elétrica de 70W em cada tubo. A conexão é feita por meio dos conectores MC4, se assemelhando com os painéis de energia solar comuns.
O objetivo da Naked é gerar mais energia em um espaço menor, tendo em vista que os tubos solares unem a energia solar e a energia térmica em um único produto.
De acordo com a empresa, a nova tecnologia chega a ser 4x mais eficiente que os painéis solares comuns, gerando mais energia por metro quadrado do que qualquer outra inovação, sendo perfeita para edifícios que demandam bastante água quente e calor como hotéis, hospitais, entre outros. Esquentar a água por meio da energia térmica gera uma economia na energia, ampliando o retorno do investimento em 50% por metro quadrado.