A Petrobras reforça que a gasolina e diesel do Brasil é mais barato que em centenas de outros países

Posto Petrobras Preços Gasolina Diesel

Apesar da disparidade dos preços no Brasil, a Petrobras ainda consegue desbancar até 123 países, incluindo latinos e europeus quando se trata de valores de diesel e gasolina

Com o aumento sucessivo dos preços dos combustíveis em 2021 em refinarias da Petrobras, a impressão que fica é que a estatal é a grande vilã da historia, contudo, há mais de uma centena de países com valores de gasolina e diesel muito mais elevado que os praticados no Brasil, onde a política de reajuste é alinhado com o mercado internacional em US$ (DÓLAR AMERICANO).

ANÚNCIO

“O alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros refinadores, além da Petrobras. Este mesmo equilíbrio competitivo é responsável pelas reduções de preços quando a oferta cresce no mercado internacional, como ocorrido ao longo de 2020.” diz a estatal

Prevendo retaliações e protestos, principalmente do consumidor final, a Petrobras lançou nota à imprensa nesta quinta-feira(18) sobre o aumento dos combustíveis que acontecerá a partir do dia 19 de fevereiro junto com uma tabela de como é composta as porcentagens do valores da gasolina e do diesel até o posto. Veja o exemplo na imagem abaixo:

Tabela Impostos Preços Gasolina e Diesel Petrobras
Tabela de composição dos preços da Gasolina e Diesel. Fonte: Petrobras

Como é possível perceber na imagem acima, até o combustível chegue de fato ao tanque do consumidor final brasileiro, antes é necessário que ele passe por diversos impostos estaduais e federais, além de outros custos associados. Mas apesar dessas inúmeras barreiras tributárias, por mais incrível que possa parecer o Brasil ainda consegue ser mais competitivo do que vários países latinos e europeus.

O valor final do diesel e gasolina ao consumidor nacional está abaixo da média global

” Segundo pesquisa da Globalpetrolprices.com abrangendo 167 países, o preço médio da gasolina ao consumidor final no Brasil está 17% inferior à média global e ocupa a 56ª posição do ranking sendo, portanto, inferior aos preços observados em 111 países.”

“Para o diesel, em uma amostragem de 166 países, o preço final no Brasil está 28% inferior à média global e ocupa a 43ª posição do ranking, ou seja, inferior a 123 países.”

“Em ambos os casos, os preços médios no Brasil estão abaixo dos preços registrados no Chile, Argentina, Peru, Canadá, Alemanha, França e Itália.”

Petrobras comparação de Preços Gasolina
Preço da Gasolina – Média Mundial: Fonte Divulgação Petrobras
Petrobras médias mundial de preços do diesel ao consumidor final
Preço da Diesel – Média Mundial: Fonte Divulgação Petrobras

⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.