Início Wilson Sons inicia atividades com nova frota de 6 rebocadores WS Centaurus com tecnologia e sustentabilidade nas operações

Wilson Sons inicia atividades com nova frota de 6 rebocadores WS Centaurus com tecnologia e sustentabilidade nas operações

14 de junho de 2022 às 23:10
Compartilhe
Siga-nos no Google News
A nova frota de rebocadores da Wilson Sons, intitulada WS Centaurus, possui uma tecnologia única que reduz a emissão de gases de efeito estufa e aumentam a sustentabilidade nas operações de transporte marítimo da empresa.
Fonte: Portos e Navios

A nova frota de rebocadores da Wilson Sons, intitulada WS Centaurus, possui uma tecnologia única que reduz a emissão de gases de efeito estufa e aumentam a sustentabilidade nas operações de transporte marítimo da empresa.

A companhia de logística de transporte Wilson Sons continua, na terça-feira, (14/06), às operações iniciadas na última semana da sua nova frota de rebocadores WS Centaurus. Essas novas embarcações possuem uma tecnologia de sustentabilidade que proporciona uma redução na emissão de gases de efeito estufa, como o óxido de nitrogênio e o gás carbônico. A empresa pretende entregar toda a frota com 6 embarcações até o fim do ano de 2023 para a utilização nas operações de transporte marítimo. 

Nova frota de rebocadores WS Centaurus da Wilson Sons possui tecnologia de sustentabilidade que garante redução da emissão de gases de efeito estufa nas operações

A Wilson Sons deu início na última semana às atividades com o primeiro de seis rebocadores da nova frota WS Centaurus, que traz ao mercado portuário brasileiro inovação e tecnologia para garantir mais sustentabilidade no transporte de cargas.

Artigos recomendados

As embarcações possuem o projeto Damen RSD 2513, que garante um novo design de casco que permite uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa, garantindo mais sustentabilidade nas atividades. 

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

A sustentabilidade e a redução das emissões de gases de efeito estufa são garantidas, pois, as duplas quilhas (twin fin) melhoram a navegação e aumentam a capacidade de arrasto durante as manobras, o que faz com que a nova frota de rebocadores precise de menos combustível para o transporte.

Além disso, a embarcação WS Centaurus é pioneira  no país a seguir o padrão IMO TIER III, que promove a redução das emissões de óxidos de nitrogênio em mais de 75%, trazendo ainda mais compromisso ambiental à frota. 

Assim, o executivo  Márcio Castro, diretor-executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons, comentou sobre a importância da utilização dessa nova tecnologia na frota de rebocadores e disse que esse é o futuro do mercado de transporte marítimo no Brasil. Castro destacou: “A entrega dos novos rebocadores demonstra a relevância da inovação e da sustentabilidade para a Wilson Sons. Nesses mais de 180 anos de trajetória da companhia, buscamos sempre a vanguarda do mercado, por isso nossas embarcações estão trazendo para o Brasil padrões de eficiência energética inéditos no País”.

Finalização da entrega da frota de 6 rebocadores WS Centaurus deve acontecer no ano de 2023, com a última embarcação em operação

A embarcação WS Centaurus foi totalmente construída no estaleiro da Wilson Sons, em Guarujá (SP), com projeto da Damen Shipyards, e será responsável pelas operações na região de São Luís do Maranhão, para compor a frota de 11 rebocadores que a companhia mantém na localidade.

Assim, o primeiro da frota de 6 rebocadores será responsável pelos serviços de apoio ao embarque e desembarque de navios no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, bem como no Porto de Itaqui. 

A escolha para o início da operação no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira e no Porto de Itaqui foi pautada na chegada constante de grandes navios nos locais, garantindo uma maior utilização energética na região. Assim, o WS Centaurus poderá colaborar para trazer ainda mais sustentabilidade às operações de transporte de cargas nos complexos ao longo dos próximos meses. 

A Wilson Sons ainda anunciou que mais dois rebocadores da frota com a tecnologia de sustentabilidade devem ser entregues ainda neste ano de 2022 e que, para finalizar o projeto, os outros 3 WS Centaurus serão entregues até o fim do ano de 2023, com a frota completa para as operações no Brasil.

Relacionados
Mais recentes