O Volvo EX90 será lançado em 2024 como um SUV de três fileiras e sete lugares, mas o veículo tem um plano de expansão, disse Anders Gustafsson, presidente e CEO da Volvo América e chefe da Volvo Cars Américas. Até o final da década, a Volvo será uma empresa de carros totalmente elétricos, com o EX90 como carro-chefe e mais por vir.
De acordo com Javier Varela, diretor de operações da Volvo Cars, há mais variantes e configurações por vir dentro do SUV Elétrico.
O EX90 será alimentado por tração integral bimotor. Se a traseira for uma versão monomotor, ela se inclinará para trás. A plataforma modular também pode acomodar uma versão de desempenho. A Volvo quer se afastar dos níveis de acabamento típicos e, em vez disso, oferecer veículos com diferentes níveis de equipamento.
O SUV elétrico de três fileiras estreou em um evento na Suécia em novembro. Os participantes da CES 2023 em janeiro podem ver pela primeira vez o Volvo EX90 2024 em uma exposição com parceiros, incluindo o fornecedor Luminar.
- Flagra: GAC GS3 Emzoom chega ao Brasil com 152 cavalos, 6 airbags e R$ 5,8 bilhões em investimentos para enfrentar VW T-Cross e Hyundai Creta
- China em peso! GAC Aion Y Plus chega ao Brasil: SUV elétrico com 204 cv e 500 km de autonomia; sedã Aion ES também surpreende com 4,81 metros
- Custando menos de R$ 26 mil, carro popular da Fiat desbanca modelos atuais no mercado de hatches premium com consumo de 12,4 km/l
- Mulher foi presa por usar falha em software em bomba de combustível para levar US$ 27 mil de gasolina sem pagar nos Estados Unidos
Assim, este se torna mais um SUV Elétrico que pretende aquecer o mercado de veículos elétricos nos próximos anos, onde cada vez mais as pessoas estão aderindo as energias renováveis na combustão de seus carros em todo o mundo, com grande empresas aqui no Brasil já proporcionando essa vasta tecnologia aos clientes.
SUV Elétrico com SPA sênior
O EX90 é o primeiro SUV Elétrico na nova plataforma SPA2, uma plataforma EV especialmente construída que é uma evolução da SPA (Scalable Product Architecture) usada por modelos atuais como o Volvo XC90. “Isso é novo”, disse Gustafsson sobre o SPA2, o 2024 EX90 que será o primeiro carro elétrico específico da Volvo que não planeja ter uma opção de motor de combustão interna.
O EX90 entrará em produção em 2023 com entregas em 2024. Ele compartilhará uma linha de montagem com o SUV elétrico de duas fileiras Polestar 3, que fez sua estreia mundial em outubro. Os dois veículos elétricos serão montados na fábrica da Volvo em Chengdu, China, em 2023 e, até 2024, também sairão da linha de montagem na fábrica renovada e ampliada da Volvo em Ridgeville, Carolina do Sul.
O Polestar 3 será tecnicamente o primeiro veículo a usar a nova plataforma dedicada SPA2; a produção do protótipo está em andamento na fábrica da Volvo na China e o EX90 será construído em breve. O Polestar 3 será exportado para clientes dos EUA no segundo semestre de 2023.
A próxima grande novidade: a estrutura GPA da Volvo
Enquanto a Volvo e a Polestar se preparam para lançar novos carros no SPA2, os engenheiros já estão trabalhando na próxima evolução da plataforma, a Global Product Architecture (GPA). O GPA usará o sistema de 800 volts para carregamento mais rápido do que o sistema de 400 volts do EX90. Terá modularidade para criar uma gama mais ampla de tipos e tamanhos de veículos e abordar a paridade de preços com veículos com motor de combustão interna.