Volvo fecha parceria com o Google e NVIDIA para desenvolver novo sistema operacional que será utilizado nos carros elétricos da marca

Valdemar Medeiros
por
-
01-07-2021 18:18:15
em Logística e Transporte
Volvo - carros elétricos - Sistema operacional -Google - NVIDIA Modelo ilustrativo de novo veiculo da Volvo – créditos: webmotors

Nesta quarta-feira (30), a Volvo anunciou uma nova parceria com a NVIDIA e o Google para criar um sistema operacional que será implantando em carros elétricos da montadora Sueca.

A Montadora Sueca, Volvo, afirma que fazer tudo por conta própria é um trabalho mais demorado, sendo assim, fechou parceria com os gigantes Google e Nvidia para desenvolver um sistema operacional para a sua próxima geração de carros elétricos com IA.

Leia também

O novo sistema operacional da Volvo

O VolvoCars.OS, nome recebido pela empresa, utiliza softwares como Android Automotive OS, QNX, Linux e AUTOSAR. Segundo a Volvo, a próxima geração de carros elétricos, incluindo o XC40 Recharge Pure Electric, virão equipados com o novo sistema operacional.

O VolvoCars.OS possui diversos APIs e fornece aos desenvolvedores acesso a recursos dos carros elétricos como por exemplo, interfaces de usuários, dados da frota e do sensor e ferramentas baseadas em cloud.

Parceria com a Nvidia e o Google podem ser o grande diferencial da marca

De acordo com Henrik Green, diretor de tecnologia do Grupo Volvo Car, o Google, que foi a primeira empresa a ser anunciada na parceria é um dos maiores líderes em experiência dos usuários e serviços, tendo em vista que atua desde o Google Maps ao Google Assistant. Já NVIDIA, tem o grande papel de fornecer à Volvo os mais rápidos e melhores computadores disponíveis no mercado.

Green ressalta que as empresas constroem juntas uma experiência nova e simplificada para otimizar a segurança. Ele afirma que esse avanço com parcerias estratégicas, como estas com o Google e NVIDIA se tratam de um processo mais eficaz do que tentar prosseguir fazendo tudo por conta própria.

O diretor de tecnologia também pontua que esse modelo de desenvolvimento do sistema operacional aumenta a velocidade do trabalho e faz com que os carros elétricos da Volvo consigam se desenvolver de forma mais rápida ao longo do tempo com todas as atualizações.

Novos carros elétricos da Volvo utilizarão Inteligência Artificial em seu sistema operacional

A montadora Sueca também afirmou que está concentrando grande parte de sua atenção na computação dos carros elétricos em um novo sistema operacional proprietário, que será equipado pela primeira vez em um modelo que será revelado no próximo ano.

O sistema integrado combina três computadores que possuem uma visão operacional, computação geral, infoentretenimento e o mais incrível, Inteligência Artificial. A empresa afirmou que a NVIDIA e o Google também estão trabalhando para ajudar neste sistema. Enquanto a primeira empresa trabalha nos principais sistemas, a segunda é uma parceira no desenvolvimento dos sistemas de infoentretenimento dos carros elétricos  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.