Mineração Brasileira: Vale estuda expansão de minas e Samarco recomeça em meio à forte demanda chinesa

Valdemar Medeiros
por
-
30-07-2020 18:17:01
em Indústria e Construção Civil
Mineradora vale - Samarco - Brumadinho Canaã dos Carajás, Pará (PA), Brasil, 13/06/2017 – Vista aérea do Complexo S11D Eliezer Batista. Sistema Truckless. As máquinas Belt (a maior) e BWM (escavadora) Foto: Ricardo Teles

Mineradora Vale deseja expandir suas minas e Samarco deve retornar em Dezembro

A mineradora brasileira de minério de ferro Vale está enviando uma proposta este mês para o conselho de expansão no complexo de mineração do Sistema Norte. A mineradora espera reiniciar as operações no complexo da Samarco em dezembro, afirmam executivos nesta quinta-feira (30). Em declarações aos analistas após o anúncio dos resultados do segundo trimestre da empresa, os executivos adotaram um tom otimista, dizendo que é a única mineradora capaz de entregar 100 milhões de toneladas de produção adicional de minério de ferro para atender à forte demanda da China pelo principal ingrediente da siderurgia.

Leia também

Mineradora Vale planeja produzir 400 milhões de toneladas por ano juntamente a Samarco

Inegavelmente, a Vale planeja produzir 400 milhões de toneladas por ano até o final de 2022, uma meta inicialmente estabelecida para o ano passado e atrasada após a explosão de uma barragem de propriedade da empresa em janeiro de 2019. O acidente acabou matando 270 pessoas e forçando o fechamento das minas.

A mineradora Vale atingiu um novo recorde de produção de minério de ferro em seu principal complexo S11D no norte do Brasil, disse um executivo. Ela espera que seu complexo de Itabira, no sudeste do Brasil, ainda atormentado com os casos do novo coronavírus, retome a produção total em 2021.

A Vale também emitiu alguns avisos aos investidores

Outrossim, a pandemia na mineração deve atingir a produção de minério de ferro em 10 milhões de toneladas em 2020, disseram executivos. Também são esperadas disposições adicionais sobre o projeto de níquel da Nova Caledônia, atualmente em construção. Além disso, eles disseram, o reinício da Samarco na mineração pode demorar um pouco. O que significa que as operações serão retomadas no início de 2021.

Por fim, na quarta-feira à noite, a mineradora Vale anunciou que estava retomando o pagamento de dividendos, interrompido após a barragem estourar na cidade brasileira de Brumadinho-MG no ano passado.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.