Brasil tem 625 mil sistemas fotovoltaicos, com 7,4 GW de capacidade total em energia solar e geração distribuída, atendendo unidades consumidoras em todo o país.
A energia solar é uma fonte limpa e sustentável que vem crescendo significativamente no Brasil. Em 2023, a geração distribuída de energia solar aumentou 40%, com mais de 625 mil sistemas conectados à rede, totalizando uma capacidade de 7,4 GW. Com esse aumento, o país atingiu uma potência instalada de 25,8 GW, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Além disso, mais de 837 mil unidades consumidoras passaram a usufruir dos benefícios dos excedentes e dos créditos gerados pela energia solar. A energia fotovoltaica é uma das principais formas de energia renovável, proporcionando uma alternativa eficiente para a geração sustentável de energia. Com o crescimento dos sistemas de geração de energia solar, o país está cada vez mais próximo de alcançar a independência energética e reduzir sua dependência de fontes não renováveis.
Crescimento significativo da energia solar fotovoltaica
O resultado de 2023 foi o segundo maior quantitativo anual já registrado pelo painel de monitoramento disponível no portal da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Este grande marco demonstra o crescimento exponencial da energia fotovoltaica no Brasil, reforçando sua posição como uma fonte de energia renovável em ascensão.
-
Cientistas brasileiros avançam simultaneamente em duas pesquisas sobre hidrogênio limpo e impulsionam soluções que podem transformar a matriz energética, ampliar a competitividade industrial e acelerar metas de redução de emissões em larga escala
-
Avanço em energia renovável: Projeto de R$ 150 milhões lançado por Petrobras e Finep busca criar eletrolisadores de última geração para hidrogênio verde, fortalecendo pesquisa nacional e preparando o Brasil para disputar espaço em um mercado energético bilionário
-
Energia solar pode valorizar imóveis em até 10% e virar diferencial na hora da venda
-
Avós analfabetas ou semialfabetizadas foram treinadas para consertar sistemas solares, abrir oficinas rurais e iluminar casas que ainda dependiam de querosene
Potência instalada e geração distribuída
O número expressivo de 796 mil unidades de micro e minigeração conectadas à rede, com uma capacidade total superior a 8,3 GW, em 2022, evidencia a relevância da geração distribuída da energia solar no país. Nesse ano, houve uma corrida para aproveitar os descontos nas tarifas de distribuição e transmissão, que terminaram em 7 de janeiro, impulsionando ainda mais a adesão a esta forma de geração de energia.
Estados com maior potência instalada e sistemas distribuídos
Olhando para os estados com maior potência instalada no período, observamos que São Paulo liderou com 1,1 GW, seguido por Minas Gerais com 870 MW, Paraná com 630 MW, Rio Grande do Sul com 600 MW e Mato Grosso com 530 MW. Esses números representam um avanço significativo no aproveitamento da energia solar fotovoltaica como fonte de energia limpa e sustentável em todo o país.
Expansão da energia solar em municípios
Com 2,3 milhões de sistemas instalados em 5.545 municípios, a energia solar fotovoltaica atinge mais de 3,3 milhões de unidades consumidoras, fornecendo excedentes e créditos que abatem a fatura de energia elétrica mensalmente. Esta expansão em nível municipal reflete a crescente adoção desta forma de geração de energia em comunidades de todo o Brasil.
Liderança em potência instalada
O estado que se destaca com a maior potência instalada em micro e minigeração distribuída é Minas Gerais, com 3,50 GW instalados e 269 mil sistemas. Em seguida, temos São Paulo, com 3,47 GW instalados e 368 mil sistemas, e Rio Grande do Sul, com 2,60 GW instalados e 288 mil sistemas. Esses números reforçam a posição de destaque desses estados na implementação de sistemas de energia solar fotovoltaica em todo o país.
Fonte: EPBR
