1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Uma inovação no mundo dos motores promete ser 200% mais eficiente: entenda como funciona o motor de 1 ciclo e como ele se compara aos motores de dois tempos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 9 comentários

Uma inovação no mundo dos motores promete ser 200% mais eficiente: entenda como funciona o motor de 1 ciclo e como ele se compara aos motores de dois tempos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 22/05/2024 às 14:43
Uma inovação no mundo dos motores promete ser 200% mais eficiente: entenda como funciona o motor de 1 ciclo e como ele se compara aos motores de dois tempos
Foto: INNengine/Divulgação

O motor de 1 ciclo promete uma eficiência 200% maior ao combinar todas as etapas de funcionamento em um único movimento do pistão, superando os motores de dois tempos em desempenho e sustentabilidade.

Uma nova tecnologia está chamando atenção no mundo dos motores: o motor de 1 ciclo. Seus criadores afirmam que ele é 200% mais eficiente do que os motores tradicionais. Mas será que essa inovação é real? Vamos descobrir o que é um motor de 1 ciclo e como ele funciona.

O motor de 1 ciclo combina as quatro etapas dos motores convencionais em um único movimento do pistão. Esta nova abordagem promete revolucionar a eficiência dos motores de combustão interna.

200% mais eficiente? Descubra o maior segredo do motor de 1 ciclo!

O motor de 1 ciclo é uma inovação no campo dos motores de combustão interna. Diferente dos motores de quatro tempos e dos motores de dois tempos, o motor de ciclo único realiza as etapas de admissão, compressão, potência e escape em um único movimento do pistão.

A empresa espanhola INNengine, fundada em 2011, é pioneira no desenvolvimento dessa tecnologia. Com uma equipe pequena, mas dedicada, eles criaram o motor E-REX e o REX B. Esses motores utilizam pistões opostos que se movem em equilíbrio, eliminando vibrações e proporcionando uma operação mais suave.

Motor E-REX impressionou os especialistas por seu funcionamento silencioso e eficiente

Durante os testes na Universidade de Valência, o motor E-REX impressionou os especialistas por seu funcionamento silencioso e eficiente. A combinação de alta potência e baixa vibração torna esse motor ideal para diversas aplicações, incluindo veículos e máquinas industriais.

Comparado aos motores de dois tempos, o motor de 1 ciclo oferece várias vantagens. Enquanto os motores de dois tempos são conhecidos por suas altas emissões e necessidade de mistura de óleo e gasolina, o motor de ciclo único é mais limpo e eficiente. Ele mantém a potência dos motores de dois tempos, mas sem os problemas de poluição e ruído.

Motor de 1 ciclo precisa de um sistema de resfriamento e lubrificação complexo

No entanto, essa tecnologia não está isenta de desafios. O motor de 1 ciclo precisa de um sistema de resfriamento e lubrificação complexo para lidar com o calor concentrado no centro do motor. Além disso, ele pode ter um torque menor em baixas rotações, o que pode limitar sua aplicação em certas situações.

A INNengine acredita que o motor de 1 ciclo pode ser uma solução intermediária enquanto a transição para veículos elétricos continua. Eles planejam usar essa tecnologia como um extensor de alcance para veículos elétricos, combinando a eficiência do combustível com a sustentabilidade dos motores elétricos.

Assim, o motor de 1 ciclo representa uma inovação promissora no campo dos motores de combustão interna. Com suas vantagens em eficiência e operação suave, ele tem o potencial de mudar a maneira como pensamos sobre motores a combustão. Fique atento a essa tecnologia, que pode estar chegando em breve a um veículo perto de você.

Inscreva-se
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x