Mistério na China! Porsche Carrera GT abandonado em concessionária há mais de uma década – Por que ninguém o retira?
Imagine encontrar, em uma concessionária esquecida, um trio de supercarros abandonados e cobertos de poeira. Essa é a cena que o youtuber Effspot se deparou, revelando um Porsche Carrera GT, uma Ferrari Superamerica e um Chevrolet Corvette Z06, todos largados à mercê do tempo.
Mas como veículos de alto valor foram deixados em um estado tão lamentável? Vamos explorar esse mistério e entender por que essas joias automotivas acabaram assim.
Effspot, famoso por documentar suas aventuras em busca de carros raros, começou sua jornada em um shopping em uma área mais afastada da China. Lá, ele encontrou um Pagani Zonda Cinque – um dos cinco exemplares do mundo, em exibição com pouca segurança, o que permitiu ao youtuber gravar imagens detalhadas do supercarro.
- Hyundai Tucson retorna ao Brasil em grande estilo: nova versão surpreende com design arrojado, tecnologia de ponta e preço competitivo
- Procurando um carro usado bom e econômico? O Citroën C3 com motor 1.6, 120 cv, câmbio automático e capaz de fazer 12,4 km/L na estrada, é o modelo certo para você!
- Carro do Ano 2025: Renault, Toyota e BMW lideram com motores a combustão, híbridos e elétricos que prometem revolucionar o mercado
- Polêmica da nova logo da Jaguar explode enquanto o Type 00 choca com design minimalista e revoluciona o luxo elétrico
Carros abandonados na China além da Porsche
Já encantado com sua descoberta, ele seguiu para a Dream Powers Model Factory, um lugar onde modelos em escala de carros luxuosos – de Rolls-Royces a Porsches – são exibidos com riqueza de detalhes. No entanto, o auge de sua aventura estava por vir na misteriosa concessionária abandonada.
Ao entrar na antiga revendedora, Effspot encontrou três veículos cobertos por uma grossa camada de poeira. A presença de telhas caídas, fotos desbotadas e outros resquícios de uma época passada, contribuíam para a atmosfera de descaso e abandono. Entre as preciosidades encontradas, o Porsche Carrera GT se destacou como a peça mais valiosa.
Equipado com um motor V10 de 5.7 litros e 603 cavalos de potência, esse carro é desejado por colecionadores e tem um valor de mercado que facilmente ultrapassa US$ 1 milhão. Porém, parado por tanto tempo, precisa de um serviço completo, o que não seria barato.
Do lado do Porsche, está a Ferrari Superamerica, uma versão diferenciada do modelo 575M, que por si só já é uma evolução do icônico 550 Maranello. Este modelo único possui um teto retrátil e estilo traseiro alterado, o que o torna ainda mais especial para os aficionados por Ferrari.
Em sua configuração manual, o Superamerica torna-se extremamente raro e valioso, elevando ainda mais o valor potencial da concessionária. Por fim, em contraste com os modelos europeus, um Corvette Z06, em amarelo brilhante, completa o trio. Embora tenha um valor de mercado inferior ao Porsche e à Ferrari, o Corvette também é um carro esportivo cobiçado, especialmente na América do Norte.
História da concessionária
Mas o que poderia levar uma concessionária a abandonar veículos de tamanha importância? Uma das teorias mais comentadas entre os entusiastas é a de que o estabelecimento fechou suas portas no início dos anos 2010, possivelmente em decorrência de leis anti-corrupção que afetaram diversos negócios no país. No entanto, essa hipótese permanece incerta, e a verdadeira história por trás do fechamento da revendedora continua envolta em mistério.
Para os fãs de carros, o estado de abandono dessas máquinas é quase um sacrilégio. É difícil entender como carros que são sonhos de consumo foram deixados à mercê da poeira e das condições climáticas, enquanto poderiam estar nas mãos de colecionadores ou rodando nas estradas.
A situação é ainda mais intrigante se considerarmos que o valor desses carros, mesmo com o passar dos anos, continua a aumentar. No mercado de colecionadores, uma restauração adequada poderia facilmente fazer esses veículos voltarem a brilhar – e a atrair lances milionários em leilões.
Redescobrindo o brilho: A Ferrari Testarossa 1988 abandonada que voltou à vida
Imagine passar por um carro raro todos os dias, um clássico abandonado que ainda guarda toda a aura de luxo e potência. Foi exatamente o que aconteceu em Porto Rico, onde uma Ferrari Testarossa 1988 ficou parada por impressionantes 17 anos, aguardando um futuro incerto. Seu dono se recusava a vendê-la, mesmo com o veículo estacionado em frente à sua casa, acumulando poeira e sendo esquecido pela rotina.
Foi aí que o youtuber porto-riquenho Leonardo Junel entrou em cena. Em julho de 2020, ele compartilhou o primeiro vídeo da incrível missão de restaurar essa máquina. A série de vídeos se tornou um sucesso, levando fãs de carros e curiosos a acompanhar cada etapa de uma transformação que resgatou não só a aparência, mas também a essência do carro.
A restauração foi minuciosa. A pintura original, o icônico “Rosso Corsa”, foi restaurada após horas de lixamento e preparação. O interior foi desmontado, com peças encomendadas para garantir que cada detalhe estivesse impecável. Itens cruciais como correia dentada, bomba d’água e pneus foram substituídos, tudo para garantir a segurança e desempenho de uma verdadeira Ferrari.
Hoje, a Testarossa está de volta às ruas, uma verdadeira obra-prima renascida, lembrando-nos do valor de resgatar e preservar peças históricas.
Nem tão abandonado, pneus calibrados e está poeira não é de 10 anos
Sim em Dubai nos Emitados Árabes
Porq será né, Porsche Carrera GT a que tirou a vida do Bryan,um carro muito perigoso e problemático
O Paul morreu em um 918 que nada tem a ver com essa carro, a não ser por ser tbm um Porsche.
Realmente era uma carreira GT. Luiiis, não precisa acreditar em mim, pode checar e você vai ver! Que o Bryan descanse em paz. É uma pena pois um carro como este sem controle é complicado.