Início Turbinas eólicas e painel solar no Nordeste batem recorde de geração de energia elétrica que podem suprir toda a demanda da região!

Turbinas eólicas e painel solar no Nordeste batem recorde de geração de energia elétrica que podem suprir toda a demanda da região!

24 de julho de 2022 às 15:14
Compartilhe
Siga-nos no Google News
nordeste - turbinas - eólica - solar - energia -
Energia eólica e solar batem recorde o Nordeste – Imagem DiariodoNordeste

Além das eólicas, energia solar também bate recorde e geração de energia poderia suprir todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão! 

A disputa de espaço dessas fontes de energia renováveis vem sendo comprovada a cada dia através de novos estudos monitorados pela ONS (Organização Nacional do Sistema Elétrico). De acordo com a Organização, as turbinas eólicas no Nordeste, atingiram um novo recorde de geração elétrica instantânea, com 14.167 megawatts (mW) e a geração de energia solar na região produziu 2.963 megawatts.

Em uma linguagem mais prática, as turbinas eólicas podem fornecer energia suficiente para nove estados, sem contar com a parcela de 23% que pode ser exportada, sendo esse o seu recorde. Além disso, a energia solar também vem ganhando espaço e aumentando sua produção, chegando em até 27,5% da energia utilizada nos estados do Nordeste, exceto o Maranhão.

Artigos recomendados

Apesar da energia solar estar em alta o Brasil, eólica possui presença disparadamente maior em relação às outras fontes

Ainda falando da região Nordeste do país, a ONS afirma que com os ventos presentes no mês de julho, a energia eólica pode voltar a bater recordes. Os boletins mensais, redigidos pelo Ministério de Minas e Energia, apresentam uma crescente na produção e utilização das energias renováveis em comparação a 2021, chegando a quase 50% de participação.

A energia eólica possui uma presença disparadamente maior em relação às outras fontes. Segundo a Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE), a estimativa é de que essa energia chegue aos 11% de participação, já a energia solar deve chegar a 3,9%. 

As energias eólica e solar estão em alta em alta no Brasil, isso porque são as mais competitivas. Esse fator foi comprovado depois de uma análise feita pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, com a divulgação em junho, dos últimos dez leilões realizados pelo governo e são estes leilões que decidem para qual fonte vai o maior investimento. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes