Faltando agora apenas a liberação do INEA, a Transpetro liberou as atividades no TEBIG e a cidade vai ganhar uma receita de mais de 4 milhões por mês
Março de 2015, um acidente envolvendo 2 navios da Transpetro durante uma operação conhecida como Ship-to-ship, despejou um quantidade imensa de óleo no mar de Angra dos Reis. Na época, a secretaria e instituto estadual do ambiente( INEA), suspenderam as operações desse tipona Baia das Ilha Grande.
” Foi uma decisão politicamente errada do secretário Carlos Minc que agora está sendo revertida tecnicamente e financeiramente em proteção do estado do Rio de Janeiro e a cidade”, diz Fernando Jordão, atual prefeito de Angra dos Reis.
Além do desastre ambiental, o acidente e por consequência a suspensão das operações, geraram um estrago financeiro nas contas e no planejamento do município. Pouco mais de 2 anos depois do acidente, a Transpetro realizou o primeiro teste das operações de transbordo no terminal da Baia da Ilha Grande( o TEBIG).
- Setor automotivo comemora crescimento nas vendas e confirma retorno do Salão do Automóvel em reunião com Lula
- Sicredi abre processo seletivo com 877 vagas ofertando oportunidades em diversas áreas
- Concurso SAP 2024: Órgão oferece 265 vagas com salários de R$ 6.550,00 mensais!
- Oportunidade incrível: Aviva oferta carreira 100% home office com benefícios exclusivos!
Na manhã de sexta feira(12), estiveram no terminal os técnicos do INEA, representantes da Marinha do Brasil, o prefeito Jordão, o vice-prefeito Manoel Parente, a secretaria de desenvolvimento econômico, o presidente da Câmara e vereador José Augusto e o vereador Canindé do Social.
” O município de Angra está passando por um crise muito complicada, assim como o estado e o país. Aqui estamos perdendo dinheiro para arrecadação do município. Então é o INEA conceda essa liberação para autorizar a retomada dos transbordos na região porque agora é seguro para o meio ambiente. Tanto que estamos aqui no navio com toda tranquilidade possível”. Diz o vereador Canindé do Social.
O secretário estadual do ambiente André Correira não compareceu ao teste: ‘Resta apenas dizer que pela prefeitura, secretaria de meio ambiente e pela Marinha do Brasil não há problemas. O questão hoje está nas mãos do INEA que está presente hoje com seus técnicos e infelizmente, o secretário José Corrêa que deveria estar aqui presente pela complexidade da operação e pela importância, que não envolve apenas Angra dos Reis. Quando falamos de economia, os prejuízos é para a cidade, para o estado do Rio e o Brasil como um todo, porque muito navios deixaram de vir para o Brasil. Por os impostos como ISS, ICMS, royalties e etc… que complementa as a renda da cidade deixaram de ser arrecadados”, diz de modo crítico e indignado o vereador Zé Augusto.
O teste simulou toda a operações de transbordo, ou seja, a transferência de óleo de um navio para o outro. O município reconhece a importância que tem para a economia local a presença da Transpetro em Angra, subsidiária da Petrobras responsável pela a operação.
” O município ganhará hoje em torno de 200 milhões de reais que entrará nos cofres da prefeitura que gerará empregos, recursos e melhorar a qualidade de vida… Enfim, esse dinheiro será muito útil e muito bem usado pela gestão atual”, diz entusiasmado Aurélio Marques, secretário executivo da Indústria e Comércio.
Se autorizado pelo INEA, o retorno desse tipo de operação na Baia de Ilha Grande representará um reforço grande para os cofres públicos.
O prefeito ainda complementa: ” Eu quero proteger essa baia linda, mas também que quero que Angra não perca o recurso. O dinheiro da cidade estava indo para o Espirito Santo, São Paulo e a cidade ficando cada vez mais pobre. Se temos aqui o terminal e investimentos antigos do Brasil importante para a Petrobras, é muito mais barato fazer operações aqui,em águas tranquilas e abrigadas.”
Veja o vídeo e as autoridades presentes na operação
Procurada pela TV Câmara, o INEA não respondeu as ligações e nem as mensagens. Já a Transpetro em nota declarou que realizou com sucesso todos os testes no terminal de Angra dos Reis, dependendo agora apenas do INEA para liberar a licença.
Fonte:https://goo.gl/6CV8qs
Transcrição da matéria: TV Câmara