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Transnordestina, a monumental ferrovia de 1753 km e R$ 15,7 bilhões que vai conectar três estados e revolucionar a economia do nordeste brasileiro!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 14/01/2025 às 16:17
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Foto: IA

Conheça o projeto ambicioso da ferrovia visa conectar três estados e direcionar a economia regional do nordeste

A Transnordestina, considerada a maior obra ferroviária em execução no Brasil, tem como objetivo conectar os estados de Pernambuco, Piauí e Ceará com uma ferrovia de 1.753 km no nordeste. O projeto, iniciado em 2006, busca transformar a logística de transporte e fortalecer a economia regional, especialmente no setor agrícola e mineral. A previsão de conclusão, que já passou por vários adiamentos, é para 2029.

Histórico de desafios e atrasos

Desde o início, a Transnordestina enfrentou diversos obstáculos que resultaram em paralisações e aumentos significativos no orçamento. Originalmente estimado em R$ 4,5 bilhões, a obra do nordeste já ultrapassa R$ 15,7 bilhões, com previsão de conclusão para 2029. Atualmente, cerca de 63% do projeto está concluído.

Foto: Portal Gov

Importância estratégica para o comércio exterior

Ao conectar regiões do nordeste do produto aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), a ferrovia permitirá uma expansão significativa na capacidade de movimentação de cargas. Espera-se que, com a conclusão da Transnordestina, o volume de mercadorias exportadas, como grãos, açúcar e minerais, possa até se dobrar, fortalecendo a competitividade brasileira no mercado internacional.

A construção e a tecnologia da ferrovia

A construção da ferrovia Transnordestina foi dividida em três fases, com técnicas de engenharia de ponta sendo aplicadas, como o uso de máquinas automatizadas para posicionamento dos trilhos e a soldagem aluminotérmica para garantir a integridade das junções. A obra do nordeste enfrenta desafios geográficos e climáticos, mas a tecnologia e a divisão estratégica do projeto são essenciais para superar obstáculos.

A Transnordestina é frequentemente comparada a outras grandes obras ferroviárias, como a Transiberiana na Rússia e o Corredor Ferroviário Mombasa-Nairobi na África. Essas comparações destacam a importância do projeto não apenas para o Brasil, mas também como um exemplo de integração e desenvolvimento regional.

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Claudio Monteverde
Claudio Monteverde
14/01/2025 22:27

****

Jorge
Jorge
Em resposta a  Claudio Monteverde
15/01/2025 00:29

Mais um **** sulista, quanto que se gastou com os interiores do sul e centro oeste, conheçam a Região de Petrolina / juazeiro e para de falar besteira.

Antonio
Antonio
15/01/2025 01:45

Sejamos amigos do trem.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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