As montadoras globais e empresas de tecnologia estão acelerando o ritmo quando se trata de construir fábricas e se preparar para o que muitos acreditam ser uma transição rápida de motores de combustão para carros elétricos.
Na segunda-feira, Toyota, Stellantis, Foxconn, Ford e Volvo fizeram anúncios sobre componentes de veículos elétricos ou planos para levantar capital para financiar a transição. Os movimentos antecedem os planos anteriores da Ford e General Motors, para construir cinco fábricas de baterias nos Estados Unidos, em antecipação à mudança para carros elétricos.
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Atualmente, apenas 4,8% dos cerca de 80 milhões de veículos novos vendidos globalmente funcionam exclusivamente com eletricidade, de acordo com a LMC Automotive. Mas a consultoria Alix Partners prevê que isso aumentará para 11% em 2025 e 24% em 2030. Se forem incluídos os híbridos plug-in gás-elétrico, que podem viajar curtas distâncias apenas com eletricidade, esse número sobe para 28% em 10 anos.
Simultaneamente, a Alix Partners prevê que as vendas globais de veículos movidos a gasolina e diesel cairão dos atuais 89% para cerca de 39% até 2030. Os híbridos gás-elétricos, que funcionam com gasolina e eletricidade ao mesmo tempo, aumentam de 7% atualmente para 33% em 2030.
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“Todos nós estamos tentando determinar como os clientes aceitarão os veículos elétricos”, disse Chris Reynolds, diretor administrativo da Toyota na América do Norte, em uma entrevista à The Associated Press. “Não sabemos ao certo, mas temos que estar prontos.”
Nova fábrica da Toyota
A Toyota disse que planeja construir uma nova fábrica de US $ 1,29 bilhão nos Estados Unidos para fabricar baterias para veículos híbridos e totalmente elétricos. O local não foi anunciado, mas a empresa disse que eventualmente empregará 1.750 pessoas e começará a fabricar baterias em 2025, expandindo gradualmente até 2031.
A fábrica faz parte dos US $ 3,4 bilhões que a Toyota planeja gastar nos Estados Unidos, em baterias automotivas durante a próxima década. Ele não detalhou onde os US $ 2,1 bilhões restantes seriam gastos, mas parte disso provavelmente irá para outra fábrica de baterias.
Stellantis e LG Energy Solution destacaram na segunda-feira, que planejam construir uma fábrica de baterias para ajudar a montadora a obter 40% de suas vendas nos EUA, de veículos que funcionam, pelo menos parcialmente, com eletricidade até 2030. As montadoras não revelaram onde a planta será construída.
Também na segunda-feira, a empresa taiwanesa que fabrica smartphones para a Apple e outros, Foxconn Technology, destacou que iria produzir carros elétricos e ônibus para marcas automotivas na China, América do Norte, Europa e outros mercados.
Montadoras começam a seguir o modelo de negócios da Tesla e Ford
As mudanças começaram a surgir logo após a Ford e a General Motors anunciarem, recentemente, grandes investimentos em fábricas de baterias nos Estados Unidos.
A GM planeja construir fábricas de baterias em Ohio e Tennessee, enquanto a Ford tem planos para fábricas em Tennessee e Kentucky. A Toyota formará uma nova empresa para administrar sua nova fábrica de baterias de carros elétricos nos Estados Unidos com a Toyota Tsusho, uma subsidiária que agora fabrica uma série de peças para a montadora.
A empresa também ajudará a Toyota a expandir sua cadeia de suprimentos nos Estados Unidos, bem como aumentar seu conhecimento sobre baterias automotivas de íon-lítio.