Toyota antecipa volta do terceiro turno para novembro na fábrica em Sorocaba, abrindo 100 novos empregos

Roberta Souza
por
-
29-09-2021 17:08:05
em Indústria e Construção Civil
Toyota – fábrica – São Paulo – empregos Fábrica da Toyota/ Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

O projeto de retomar o 3º turno na fábrica da Toyota em São Paulo, confirmou a necessidade de abrir 100 novas vagas de empregos na unidade

A Toyota anunciou hoje, quarta-feira (29/09) que vai antecipar para o dia 29 de novembro o início do terceiro turno na fábrica de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo. Com a volta do turno, dois anos após o encerramento, a montadora estima criar novas vagas de emprego na cidade. A montadora japonesa retoma turno que havia sido encerrado em agosto de 2019 para produzir três modelos de automóveis. Leia ainda esta notícia: Toyota vai parar fábrica de Sorocaba, em São Paulo, durante dez dias, por conta da falta de insumos que afeta a indústria automotiva

Novas vagas de emprego na fábrica da Toyota, em São Paulo

De acordo com a empresa, uma revisão do projeto que retoma o terceiro turno na fábrica de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, confirmou a necessidade de abrir 100 novas vagas de empregos na unidade, totalizando 550 novos colaboradores que já estão em processo de contratação para preencher as necessidades de um terceiro turno na planta.

Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, disse que “Desde quando reunimos as condições para realizar o 3º turno em Sorocaba, era nossa intenção começar quanto antes e fico feliz de fazer esse anúncio nesse momento, ajudando o Brasil a ofertar mais empregos. Estamos todos ansiosos para dar as boas-vindas aos novos colaboradores de Sorocaba que nos ajudarão em nossa missão de produzir carros cada vez melhores”.

Aumento na produção

Segundo a empresa, o novo turno deverá incrementar o volume anual de produção em aproximadamente 30%, passando das atuais 122 mil unidades para 158 mil exemplares. O adicional abastecerá principalmente a procura pelo Corolla Cross no mercado brasileiro e em países da região, tendo em vista que o SUV produzido aqui é comercializado em mais de 22 países. A fábrica também é responsável pela produção dos modelos Yaris e Etios – este último apenas para exportação.

O anúncio foi recebido com surpresa e ao mesmo tempo bastante otimismo, dada a situação delicada enfrentada por muitas montadoras no país diante da escassez global de componentes. Recentemente, esta mesma fábrica da Toyota em Sorocaba teve de ser totalmente paralisada em razão da falta de semicondutores. Na ocasião, a marca não teve outra alternativa a não ser conceder férias coletivas entre os dias 18 e 27 de agosto.

A Toyota anunciou no início deste mês o retorno do 3º turno

A Toyota anunciou no dia 02/09, que vai reabrir um terceiro turno de trabalho na fábrica de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, a partir de janeiro. A montadora japonesa, pouco afetada pela crise dos semicondutores, irá operar em jornada de 24 horas, a empresa contratará 450 funcionários a partir deste mês. Mais 50 empregos serão gerados em outras unidades do grupo e 350 na cadeia de fornecedores da região.

Como citados em outra oportunidade, em entrevista ao Jornal Cruzeiro do Sul, a Toyota Brasil informou no dia 6 de julho, que já estava estudando a possibilidade de retomar com o 3º turno na fábrica em Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, a partir do ano que vem. A empresa na época ainda não havia confirmado os possíveis novos empregos a serem gerados na fábrica, porém as especulações a estimavam que 400 empregos seriam criados.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe