Gestão técnica à frente da segunda maior economia do mundo tem como base sólida a formação em engenharia
Desde 1993, todos os presidentes da China possuem formação em engenharia. O padrão técnico e acadêmico elevado se manteve ao longo de mais de três décadas, período em que o país passou por intensa industrialização, modernização e crescimento.
Jiang Zemin, Hu Jintao e Xi Jinping: três engenheiros no comando
Jiang Zemin, presidente entre 1993 e 2003, era engenheiro eletricista formado pela Universidade Nacional Chiao Tung. Atuou como prefeito de Xangai e ministro das Indústrias antes de liderar o país.
Seu sucessor, Hu Jintao, formou-se em engenharia hidroelétrica pela Universidade de Tsinghua, considerada a melhor da China. Teve atuação destacada em projetos de infraestrutura, incluindo a Usina de Três Gargantas, a maior hidrelétrica do mundo.
-
As próximas horas serão de tensão crescente em torno do viés a ser adotado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom/BC) com relação à taxa básica de juros (Selic), ao cabo da reunião dessa quarta-feira (17). Embora o mercado se apresente ‘dividido’ quanto à decisão do colegiado, a tendência mais forte das últimas semanas é de que a taxa se mantenha inalterada no patamar atual de 14,50% ao ano. Já uma ala minoritária ainda ‘aposta’ em uma queda 0,25 ponto percentual (p.p).
-
Casa CazéTV transforma o chat da internet em evento presencial na Copa, mira mais de 100 mil torcedores em São Paulo e no Rio e impulsiona empresa brasileira de experiências que espera crescer até 60% com shows, telões, ativações e jogos do Brasil
-
Guarulhos vira a “Faria Lima dos galpões” com metro quadrado logístico a R$ 37,11, mais caro que a capital paulista, enquanto Shopee, Mercado Livre, Amazon e fundos bilionários disputam espaço perto do maior aeroporto da América do Sul
-
A Amazon planeja investir mais de R$ 1 bilhão para transformar o aeroporto brasileiro num grande centro de cargas; o acordo com a prefeitura tem previsão de assinatura ainda em 2026 e pode gerar cerca de 5 mil empregos
Xi Jinping, atual presidente, é engenheiro químico, também formado pela Universidade de Tsinghua. Sua gestão reforçou a aposta em tecnologia própria e independência industrial.

Crescimento industrial impulsionado por engenheiros
Conforme Anderson Correia, professor titular e ex-Reitor do ITA, durante os últimos 32 anos, sob a liderança de presidentes da China com formação em engenharia, o país cresceu em média quase 10% ao ano. O avanço foi sustentado por políticas industriais e tecnológicas articuladas por líderes com conhecimento técnico.
Além da presidência, a engenharia é valorizada em todos os níveis da gestão pública. Anualmente, a China forma 3,5 milhões de profissionais nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
O contraste com o Brasil
O Brasil nunca elegeu um presidente formado em engenharia. Dois engenheiros chegaram ao cargo de forma indireta: Aureliano Chaves, como interino, e Itamar Franco, após o impeachment de Fernando Collor.
O contraste revela diferenças de abordagem entre os países. Enquanto os presidentes da China têm base técnica e foco em desenvolvimento industrial, o Brasil ainda carece de uma cultura de valorização da formação técnica na alta gestão pública.

-
2 pessoas reagiram a isso.