Tenenge conclui construção do Terminal Gás Sul em Santa Catarina, viabilizando maior oferta de gás natural liquefeito para indústrias e a população local.
A Tenenge encerrou recentemente a construção do Terminal Gás Sul, um marco na Baía de Babitonga, em Santa Catarina. Com o término do comissionamento e do teste de performance, o Terminal Gás Sul está pronto para operar, garantindo uma maior oferta de gás natural liquefeito tanto para as indústrias quanto para os moradores da região.
Esse novo Terminal representa um avanço significativo na infraestrutura energética local. A atuação da Tenenge, uma empresa da OEC especializada em obras industriais, foi crucial para a realização desse projeto. Além disso, o Terminal Gás Sul, conhecido também como TGS, promete impulsionar a economia regional. O aumento da oferta de gás natural liquefeito traz desenvolvimento e eficiência para diversos setores. Por fim, espera-se que o Terminal se torne uma referência na área de energia em Santa Catarina.
Com a conclusão da obra, foi efetuada a transferência definitiva da operação do terminal para a New Fortress Energy, que é a proprietária do Terminal Gás Sul (TGS). De acordo com Marco Aurélio Barros, Diretor de Contrato da Tenenge e responsável pelo projeto, esta é uma obra que inaugura uma nova era para a economia catarinense, possibilitando uma maior oferta de gás natural para as indústrias e para a população em geral.
- Nada de soja ou cana! Maior produto exportado pelo Brasil é o Petróleo, para a alegria da Petrobras e outras empresas do setor
- Do pré-sal à maior reserva de gás: Petrobras descobre 6 trilhões de pés cúbicos de gás na Colômbia e lidera revolução energética global
- Os impressionantes números das 10 plataformas de petróleo com MAIOR produção em outubro: Mais de 2 milhões de barris por dia em destaque no pré-sal!
- Brasil vai leiloar 78 MILHÕES de barris de petróleo! China levou maioria no último certame
Terminal Gás Sul e os Benefícios para Santa Catarina
‘Entregamos esta obra para um cliente de alto nível, que traz benefícios imediatos para a população do estado de Santa Catarina. Somos gratos pela oportunidade de participar de um projeto tão relevante e desafiador’, afirma Barros. A conclusão do Terminal Gás Sul permite fornecer até 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que significa um aumento de mais de três vezes em relação ao total anteriormente disponível no estado de Santa Catarina. Situado a 300 metros da costa da cidade de São Francisco do Sul, o Terminal Gás Sul conta com uma infraestrutura capaz de receber e armazenar gás natural liquefeito (GNL), regaseificar e distribuir.
Infraestrutura do TGS e o Sistema de Transporte de Gás
O gás chega ao terminal pelo mar através de navios metaneiros, sendo transferido pelo sistema ship to ship para a unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) Energos Winter, já atracada no Terminal. A capacidade de armazenamento do TGS é de 160 mil metros cúbicos de GNL. Adicionalmente, o Terminal Gás Sul está conectado ao GASBOL (Gasoduto Bolívia-Brasil) por meio de 33 km de dutos de 20 polegadas, permitindo a distribuição do gás natural para diversos municípios da região Sul do Brasil.
OEC: Tradição e Excelência em Obras Industriais
Sobre a OEC, que está prestes a completar 80 anos, a companhia tem uma vasta experiência, tendo executado mais de três mil obras em 35 países ao redor do mundo, dentre elas, usinas, metrôs, ferrovias, pontes, aeroportos e refinarias. A empresa já foi premiada 20 vezes com o Global Best Projects, concedido pela revista norte-americana ENR – Engineering News-Record, considerada a distinção mais relevante da engenharia mundial. Nos últimos cinco anos, a OEC conquistou mais de R$ 20 bilhões em novos contratos. Desde 2021, a OEC é certificada pela ISO 37001, que atesta práticas antissuborno e de Integridade em nível internacional.
Reconhecimento e Certificações da OEC
Em 2022, a OEC recebeu o selo Infra+ Integridade, oferecido pelo Ministério da Infraestrutura, e, em 2023, obteve o Selo Pró-Ética, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Ethos que busca promover um ambiente corporativo mais ético, íntegro e transparente. Atualmente, a OEC emprega mais de 15 mil pessoas de diferentes nacionalidades em mais de vinte e cinco obras situadas em países das Américas e da África, destacando-se no mercado de obras industriais e contribuindo significativamente para o desenvolvimento de inúmeras regiões.
Fonte: © E-mail não encontrado