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Será que o motor rotativo de pistão líquido é o novo motor que vai revolucionar a indústria automotiva?

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 06/08/2024 às 15:32
Será que o motor rotativo de pistão líquido é o novo motor que vai revolucionar a indústria automotiva?
Imagem: D4A/Divulgação
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Motor rotativo de pistão líquido: Mais um motor que muda tudo?

O motor rotativo de pistão líquido é a mais recente inovação no campo dos motores, prometendo revolucionar a indústria automotiva. Mas será que ele realmente cumpre o que promete? Vamos analisar em detalhes como funciona esse novo motor, suas vantagens, desvantagens e seu verdadeiro potencial para mudar tudo.

Primeiramente, vamos entender o que é o motor rotativo de pistão líquido. Apesar do nome, ele não utiliza pistões líquidos. Esse motor funciona com um rotor epitrocoidal girando dentro de uma carcaça triangular, uma abordagem oposta ao motor Wankel tradicional, onde o rotor triangular gira dentro de uma carcaça epitrocoidal.

Entenda melhor o motor rotativo de pistão líquido

Para entender melhor o motor rotativo de pistão líquido, é útil compará-lo com o motor Wankel convencional. No motor Wankel, o rotor cria um vácuo ao girar, sugando ar e combustível pelas portas de admissão. O rotor comprime a mistura ar-combustível, que é então inflamada por uma vela de ignição, gerando pressão e torque. A mistura queimada é expelida pelas portas de escape.

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No motor rotativo de pistão líquido, o ar entra pelo virabrequim, passa pelo rotor e preenche um volume dentro da carcaça. O rotor comprime a mistura ar-combustível, que é inflamada, gerando torque. Os gases de escape são expelidos através de uma cavidade no rotor.

Vantagens

O motor rotativo de pistão líquido supera algumas limitações do motor Wankel tradicional, como a relação de compressão. O design permite uma relação de compressão mais alta, viabilizando o uso de combustão por compressão, como em motores a diesel. Isso resulta em maior eficiência e viabilidade para combustíveis pesados.

Outro ponto positivo é a implementação do ciclo Atkinson, que melhora a eficiência energética ao ter uma fase de combustão mais longa que a fase de compressão. Isso reduz as perdas de energia e melhora a eficiência geral do motor.

Desvantagens

Apesar das vantagens, o motor rotativo de pistão líquido enfrenta desafios significativos. A vedação dos ápices, problema clássico do motor Wankel, ainda está presente. Embora a Liquid Piston, empresa por trás do motor, afirme que as vedações agora estão na carcaça em vez do rotor, isso não elimina totalmente o problema.

A lubrificação é outro desafio. O motor usa rolamentos vedados em vez de rolamentos submersos em óleo, o que pode comprometer a longevidade. Além disso, a vida útil estimada do motor é de apenas 1.000 horas, muito inferior aos motores de combustão interna tradicionais.

Novo motor tem potencial em aplicações específicas

O motor rotativo de pistão líquido tem potencial em aplicações específicas, como geradores e UAVs (drones). Sua alta densidade de potência e baixo peso são ideais para essas aplicações. No entanto, suas limitações de torque, emissões e durabilidade dificultam sua adoção em veículos de uso diário e outras aplicações em larga escala.

O motor rotativo de pistão líquido é uma inovação interessante e promete muitas melhorias sobre os motores Wankel e de pistão tradicionais. No entanto, suas limitações significativas impedem sua adoção em massa. Seu futuro parece mais promissor em nichos específicos, como o uso militar e drones, onde suas vantagens podem ser plenamente aproveitadas.

Será que este novo motor realmente mudará tudo? Somente o tempo e a evolução tecnológica dirão. Por enquanto, ele permanece uma curiosidade técnica com potencial em áreas específicas, mas ainda longe de uma revolução global.

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Waster Caliari
Waster Caliari
07/08/2024 10:44

Eu sinceramente acho que pela empresa se chamar Liquid Piston, é que com as traduções do post original sobre este motor, a informação chegou a nós como “Motor de Pistão Líquido”. Até porque não faz nenhum um nome deste num motor que não é de pistão liquido kkkkkkkkkkkkk

Pedro
Pedro
11/08/2024 10:41

“ vida útil estimada do motor é de apenas 1.000 horas…” é descartável é ?!?

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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