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Início Sedã movido a hidrogênio da Toyota desbanca elétricos e bate recorde ao percorrer 1.360 km com tanque cheio

Sedã movido a hidrogênio da Toyota desbanca elétricos e bate recorde ao percorrer 1.360 km com tanque cheio

12 de outubro de 2021 às 10:21
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Sedã - Toyota - carros elétricos - Toyota Mirai - hidrogênio
Toyota Mirai bate recorde – créditos: Insideevs/UOL

Toyota Mirai bate recorde mundial ao viajar 1.360 quilômetros com tanque cheio de hidrogênio  

O sedã Toyota Mirai estabeleceu uma nova referência de eficiência do hidrogênio, completando uma viagem de ida e volta, de 1360,378 km no sul da Califórnia, com um único tanque de 5,65 kg de hidrogênio. A Toyota reforça a sua ideia de que os veículos a hidrogênio são tão eficientes quanto os carros elétricos.

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Recorde do Sedã Toyota Mirai serve de exemplo para outas montadoras de carros elétricos

Para referência, o ciclo de testes da EPA dos EUA dá ao veículo um alcance estimado de 646 km – um número que a nova distância excede em mais de 110 %, embora não haja nenhuma indicação sobre a velocidade média em que o veículo viajou para reduzir o consumo e quebrar o recorde.

A corrida foi conduzida durante dois dias em agosto de 2021, no entanto, não foi oficialmente verificada pelo Guinness Book of World Records, até esta semana. A marca ultrapassa o recorde anterior (embora verificado por outra entidade, não pelo Guinness), obtido em Maio em França por outro Toyota Mirai, com uma distância de 1003 km.

O Sedã Mirai – que é um dentre vários outros carros a hidrogênio disponíveis no mercado – foi lançado com o aspecto de primeira geração em 2015, com a versão de segunda geração chegando em 2020.

Empresas alugam carros movido a hidrogênio da Toyota

Atualmente, 20 exemplos estão registrados para estradas australianas e são alugados para empresas locais em contratos de três anos/$ 1750 por mês. A tecnologia de célula de hidrogênio tem várias vantagens distintas sobre os veículos elétricos á bateria – como maior alcance e tempos de ‘recarga’ mais curtos.

Confira os recordes de distância de carros movidos a hidrogênio:

  • 23 a 24 de agosto de 2021: Toyota Mirai, 1360.378 km, EUA (Wayne Gerdes e Bob Winger)
  • 26 de maio de 2021: Toyota Mirai, 1.003 km, França (quatro motoristas)
  • 26 April 2021: Hyundai Nexo, 887.5km, Australia (Brendan Reeves)
  • 2019: Hyundai Nexo, 779km, France (Bertrand Piccard)

Toyota quer provar a autonomia dos carros a hidrogênio

Com o novo recorde do Sedã Mirai, a Toyota quer provar que os carros movidos a hidrogênio são tão bons quanto os veículos elétricos, e a montadora insiste nisso. Eles até testaram um Corolla movido a hidrogênio em várias corridas de resistência no Japão.

Mas com esse novo recorde, pode ser o suficiente para convencer as pessoas a optarem por carros movidos a hidrogênio em vez de elétricos.

Ainda é incerto o destino dos carros da Toyota por enquanto, mas mostra que os proprietários de células de combustível de hidrogênio não terão que se preocupar com o alcance, considerando o quão longe ela é capaz de ir com um único tanque cheio.

Toyota Mirai emitiu zero carbono durante sua jornada de dois dias

No Dia 2, Warne Gerdes e Bob Winger levaram o Mirai para os circuitos de direção locais e conseguiram registrar um total de 600 quilômetros. O veículo também passou pelo trânsito da manhã e da tarde na rodovia de San Diego, entre Orange County e Los Angeles.  Assim, o Toyota Mirai completou uma viagem de 1.360 quilômetros no total sem reabastecer o tanque. Durante a viagem de dois dias, a empresa se concentrou em uma direção eficiente.   

O Mirai consumiu 5,65 kg de hidrogênio, o equivalente a 244 km por galão de gasolina, enquanto emitia água como único subproduto. O preço do Toyota Mirai 2021 começa em US $ 49.500. Nos dois dias de tentativa do recorde mundial, o veículo não emitiu CO2. A empresa também menciona, que um veículo normal com um motor de combustão padrão teria produzido mais de 300 quilos de dióxido de carbono para percorrer a mesma distância.     

Ao atingir um recorde mundial, o vice-presidente executivo da Toyota Motor North America, Bob Carter, disse: “Em 2016, o Toyota Mirai foi o primeiro veículo elétrico de célula de combustível de produção disponível para venda no varejo na América do Norte, e agora a próxima geração do Mirai está se estabelecendo recordes de distância. Estamos orgulhosos de sermos líderes desta tecnologia empolgante, que é apenas uma de uma linha crescente de veículos com emissão zero em nosso portfólio.”  

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