1. Início
  2. Automotivo
  3. Samsung pode se tornar parceira do Grupo Volkswagen na produção de baterias para veículos elétricos
3 min de leitura

Samsung pode se tornar parceira do Grupo Volkswagen na produção de baterias para veículos elétricos

Imagem de perfil do autor Valdemar Medeiros
Escrito por Valdemar Medeiros Publicado em 16/08/2021 às 12:59
Assista o vídeo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Há uma grande possibilidade da Samsung se tornar parceira do Grupo Volkswagen. A empresa produzirá baterias para veículos elétricos da multinacional alemã ainda este ano

A Samsung SDI pode se tornar parceira do Grupo Volkwagen com o objetivo de desenvolver um projeto de novas células prismáticas universais para baterias de veículos elétricos, que foi anunciado no início deste ano. De acordo com informações não oficiais, a Volkswagen está realmente avaliando a divisão de baterias da Samsung como aliada para seu desenvolvimento.

Leia também

Volkswagen pretende construir 6 fábricas na Europa

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube
Volkswagen quer baterias de carros elétricos 50% mais baratas até 2030

O grupo Volkswagen pretende construir em conjunto com suas empresas parceiras, um total de 6 fábricas para a produção de baterias de veículos elétricos de íon-lítio na Europa. A meta da empresa é atingir 240 GWh por ano, o equivalente a uma média de 40 GWh por fábrica.

Até agora, o projeto definiu locais e empresas parceiras para duas das seis fábricas planejadas. A primeira ficará localizada em Skelleftea, na Suécia, e na prática será a evolução da fábrica Northvolt, onde as produções prometem ter início em 2023. A segunda será em Salzgitter, na terra natal da multinacional Volkswagen, onde uma unidade da Northvolt estava instalada enquanto a nova será lançada junto com Gotion High-Tech a partir de 2025.

Uma terceira fábrica de baterias deve ser construída na Espanha para atender à demanda de Martorell e as outras fábricas da Seat/Cupra. Grande parte, senão todos, esses investimentos na produção de baterias para veículos elétricos fazem parte de um conjunto de joint ventures entre o Grupo Volkswagen e os fabricantes do produto. Entretanto, não foi confirmado se o envolvimento da Samsung fará parte das fábricas europeias ou outras regiões onde há um maior avanço no setor, como nos Estados Unidos.

Até mesmo a BMW pretende se envolver com a Samsung

Atualmente, o Grupo Volkswagen é um dos principais clientes da Samsung SDI para produção de baterias, logo atrás estão o BMW Group e a Stellantis. A própria BMW expressou recentemente seu interesse em se envolver com a Samsung na etapa de desenvolvimento conjunto de células cilíndricas.

Caso aconteça, essas duas parcerias importantes, permitirão que a Samsung SDI alavanque seus investimentos no mercado automotivo para chegar cada vez mais perto de gigantes da tecnologia com CATL, LG Energy Solution, Panasonic ou LG Chem.

Voltando à Volkswagen, o projeto do grupo planeja construir a maioria dos próximos veículos elétricos com base na Scalable Systems Platform (SSP), uma plataforma flexível. A alimentação desses veículos viria de baterias com vários tipos de potência, por sua vez compostas por células prismáticas unificadas, que permitem uma arquitetura igualmente escalável.

Samsung e Tesla

Além das futuras parcerias para a produção de baterias elétricas, que impulsionarão a Samsung, há também uma parceria fechada com a grande empresa de veículos elétricos, Tesla.

O contrato assinado pelas empresas seria estimado no valor de US$ 436 milhões para o fornecimento de módulos de câmera para a picape elétrica, Tesla Cybertruck. A picape trará diversas novas tecnologias e as câmeras que a empresa ofertará no acordo serão essenciais para que isso seja possível. O veículo terá câmeras retrovisoras, laterais, oito câmeras na parte de trás e na frente do veículo, para que seja possível a condução autônoma.  

Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
Ir para o vídeo em destaque