Samsung pode se tornar parceira do Grupo Volkswagen na produção de baterias para veículos elétricos

Valdemar Medeiros
por
-
16-08-2021 12:59:43
em Logística e Transporte

Há uma grande possibilidade da Samsung se tornar parceira do Grupo Volkswagen. A empresa produzirá baterias para veículos elétricos da multinacional alemã ainda este ano

A Samsung SDI pode se tornar parceira do Grupo Volkwagen com o objetivo de desenvolver um projeto de novas células prismáticas universais para baterias de veículos elétricos, que foi anunciado no início deste ano. De acordo com informações não oficiais, a Volkswagen está realmente avaliando a divisão de baterias da Samsung como aliada para seu desenvolvimento.

Leia também

Volkswagen pretende construir 6 fábricas na Europa

Volkswagen quer baterias de carros elétricos 50% mais baratas até 2030

O grupo Volkswagen pretende construir em conjunto com suas empresas parceiras, um total de 6 fábricas para a produção de baterias de veículos elétricos de íon-lítio na Europa. A meta da empresa é atingir 240 GWh por ano, o equivalente a uma média de 40 GWh por fábrica.

Até agora, o projeto definiu locais e empresas parceiras para duas das seis fábricas planejadas. A primeira ficará localizada em Skelleftea, na Suécia, e na prática será a evolução da fábrica Northvolt, onde as produções prometem ter início em 2023. A segunda será em Salzgitter, na terra natal da multinacional Volkswagen, onde uma unidade da Northvolt estava instalada enquanto a nova será lançada junto com Gotion High-Tech a partir de 2025.

Uma terceira fábrica de baterias deve ser construída na Espanha para atender à demanda de Martorell e as outras fábricas da Seat/Cupra. Grande parte, senão todos, esses investimentos na produção de baterias para veículos elétricos fazem parte de um conjunto de joint ventures entre o Grupo Volkswagen e os fabricantes do produto. Entretanto, não foi confirmado se o envolvimento da Samsung fará parte das fábricas europeias ou outras regiões onde há um maior avanço no setor, como nos Estados Unidos.

Até mesmo a BMW pretende se envolver com a Samsung

Atualmente, o Grupo Volkswagen é um dos principais clientes da Samsung SDI para produção de baterias, logo atrás estão o BMW Group e a Stellantis. A própria BMW expressou recentemente seu interesse em se envolver com a Samsung na etapa de desenvolvimento conjunto de células cilíndricas.

Caso aconteça, essas duas parcerias importantes, permitirão que a Samsung SDI alavanque seus investimentos no mercado automotivo para chegar cada vez mais perto de gigantes da tecnologia com CATL, LG Energy Solution, Panasonic ou LG Chem.

Voltando à Volkswagen, o projeto do grupo planeja construir a maioria dos próximos veículos elétricos com base na Scalable Systems Platform (SSP), uma plataforma flexível. A alimentação desses veículos viria de baterias com vários tipos de potência, por sua vez compostas por células prismáticas unificadas, que permitem uma arquitetura igualmente escalável.

Samsung e Tesla

Além das futuras parcerias para a produção de baterias elétricas, que impulsionarão a Samsung, há também uma parceria fechada com a grande empresa de veículos elétricos, Tesla.

O contrato assinado pelas empresas seria estimado no valor de US$ 436 milhões para o fornecimento de módulos de câmera para a picape elétrica, Tesla Cybertruck. A picape trará diversas novas tecnologias e as câmeras que a empresa ofertará no acordo serão essenciais para que isso seja possível. O veículo terá câmeras retrovisoras, laterais, oito câmeras na parte de trás e na frente do veículo, para que seja possível a condução autônoma.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe