MENU
Menu
Início Robôs humanoides na China: a solução inovadora para a solidão e o envelhecimento da população

Robôs humanoides na China: a solução inovadora para a solidão e o envelhecimento da população

27 de novembro de 2023 às 13:22
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Robôs humanoides na China: a solução inovadora para a solidão e o envelhecimento da população
Robô humanoide ajuda a população chinesa (Imagem / Divulgação: MJ)

Eita, que o futuro chegou e é mais humano do que nunca! Pode parecer coisa de filme, mas a realidade é que a China está apostando alto em robôs humanoides para combater um problema bem real: o envelhecimento da população e a solidão crescente.

No recente Congresso Mundial de Robótica em Beijing, Lee Boyan, cofundador e CEO da X Robots, revelou que a demanda por robôs humanoides, companheiros robóticos, para idosos é evidente e urgente.

Com mais de 92 milhões de adultos vivendo sozinhos na China, que representa mais de 6% da população, a situação é alarmante.

Artigos recomendados

E não são só os mais velhos que estão nessa, viu?

Tem uma galera jovem, entre 20 e 39 anos, que também tá na mesma, enfrentando solidão e problemas de saúde mental. Muitos jovens chineses estão escolhendo viver sozinhos devido ao alto custo de ter uma família e à pressão social, o que acaba contribuindo para a diminuição da taxa de natalidade no país.

Mas, parece que os robôs humanoides podem ser a luz no fim do túnel. Essas máquinas, que mais parecem ter saído de um episódio de “Black Mirror“, estão sendo treinadas para imitar movimentos humanos e expressar emoções de forma mais natural, graças aos avanços na inteligência artificial e na pele artificial feita de silicone e outros petroquímicos.

A ideia é que esses robôs atuem como membros da família ou amigos, oferecendo apoio emocional e companhia

Ative a legenda em português (Vídeo / Divulgação: Interesting Engineering)

Imagina só, ter um robô em casa que além de te fazer companhia, ainda te ajuda nas tarefas do dia a dia? Isso é muito Black Mirror! E não é só isso, os robôs também podem ajudar a aliviar a pressão sobre os jovens, incentivando-os a formar famílias.

Claro que ainda tem uma porção de questões para resolver, como o custo, a acessibilidade e a segurança desses robôs. Mas uma coisa é certa: o campo dos robôs humanoides é um prato cheio para quem curte tecnologia e inovação. Fica de olho, porque o futuro promete e já está batendo na porta!

Inscreva-se
Notificar de
guest
Seus comentários são moderados antes de serem aprovados ou não! Portanto, estão proibidos os seguintes termos: palavras de baixo calão, ofensas de qualquer natureza e proselitismo político. A infração destas regras ocasionará na impossibilidade de comentar e até mesmo exclusão de seu cadastro. Seus comentários, perfil e atividades são vistos por MILHÕES DE PESSOAS, então aproveite esta janela de oportunidades e faça seu cadastro aqui ou faça login com suas redes sociais.
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x