1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Rua ‘mais legal’ do mundo está no Brasil: ranking global coloca cidade brasileira entre melhores
Localização RJ Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 3 comentários

Rua ‘mais legal’ do mundo está no Brasil: ranking global coloca cidade brasileira entre melhores

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 21/03/2026 às 13:19
Assista o vídeoRio de Janeiro é 12ª no ranking Time Out, com a Rua do Senado eleita a mais cool do mundo e 79% dos moradores com forte senso de comunidade.
Rio de Janeiro é 12ª no ranking Time Out, com a Rua do Senado eleita a mais cool do mundo e 79% dos moradores com forte senso de comunidade.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
106 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Rio de Janeiro ocupa a 12ª posição no ranking anual de melhores cidades da Time Out, enquanto a Rua do Senado é mantida como referência cultural, com 79% dos moradores afirmando sentir forte senso de comunidade, resultado que reforça a vocação do Rio para turismo e cultura.

A revista britânica Time Out colocou o Rio de Janeiro na 12ª posição do seu ranking anual das melhores cidades do mundo, resultado que consolida a capital fluminense como principal destino turístico e cultural do Brasil no cenário internacional de viagens.

Entre os fatores apontados pela publicação para a boa colocação estão a rica programação cultural, as praias de renome internacional, as festas de rua, a intensa vida noturna e a expansão de novos restaurantes nas regiões mais movimentadas da cidade.

A Rua do Senado, no Centro histórico, foi mantida pela Time Out como referência de rua mais animada do planeta, título atribuído à combinação de bares, restaurantes, eventos culturais e movimento de pedestres ao longo do dia e da noite na região.

Rio de Janeiro é 12ª no ranking Time Out, com a Rua do Senado eleita a mais cool do mundo e 79% dos moradores com forte senso de comunidade.
Rio de Janeiro é 12ª no ranking Time Out, com a Rua do Senado eleita a mais cool do mundo e 79% dos moradores com forte senso de comunidade.

A pesquisa também revelou um dado marcante: 79% dos moradores entrevistados afirmaram sentir um forte senso de comunidade no cotidiano, percentual elevado para uma metrópole com mais de seis milhões de habitantes e que costuma aparecer em discussões sobre violência urbana e desigualdade social.

O levantamento mencionou o Centro e o bairro de Botafogo como áreas que têm concentrado novas atrações e dinamizado a cena cultural da cidade, reflexo de um movimento de renovação urbana que vem transformando antigas regiões comerciais em polos de gastronomia e entretenimento.

A publicação britânica também destacou a agenda de festivais e eventos da cidade, citando o Rock in Rio como um dos pontos altos do calendário cultural carioca e reforçando o papel dos grandes eventos na atração de turistas nacionais e internacionais durante o ano.

Segundo a Time Out, a combinação entre música ao vivo, tradição cultural de rua e vocação para a vida ao ar livre contribui para manter o Rio entre os destinos mais procurados por turistas de todo o mundo em busca de experiências autênticas e diversas.

Rio de Janeiro é 12ª no ranking Time Out, com a Rua do Senado eleita a mais cool do mundo e 79% dos moradores com forte senso de comunidade.
Rio de Janeiro é 12ª no ranking Time Out, com a Rua do Senado eleita a mais cool do mundo e 79% dos moradores com forte senso de comunidade.

Mesmo fora do top 10, o Rio de Janeiro foi a cidade brasileira mais bem posicionada no ranking, superando São Paulo, que apareceu em 14º lugar, diferença que reflete os perfis distintos de cultura e turismo entre as duas maiores metrópoles do país.

O ranking da Time Out e seus critérios

O ranking da Time Out é elaborado com base em pesquisas realizadas com moradores e visitantes de dezenas de cidades ao redor do mundo, avaliando fatores como qualidade de vida, oferta gastronômica, diversidade cultural, vida noturna e senso de pertencimento entre os habitantes locais.

As praias do Rio de Janeiro, particularmente as de Copacabana e Ipanema, continuam sendo um dos principais ativos turísticos da cidade na percepção internacional, reunindo moradores e visitantes em um espaço de convivência que representa a identidade cultural carioca para o mundo.

A expansão da cena gastronômica em bairros como Botafogo, Santa Teresa e o próprio Centro tem atraído atenção de guias internacionais, com a abertura de restaurantes que combinam ingredientes locais com técnicas contemporâneas e uma atmosfera que reflete a diversidade cultural da cidade.

As festas de rua do Rio, com destaque para o carnaval e os blocos que tomam os bairros entre fevereiro e março, são apontadas como um diferencial cultural relevante que aproxima moradores de diferentes origens e cria experiências coletivas únicas e memoráveis.

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube

A vida noturna carioca, reconhecida por sua variedade e intensidade, é um dos componentes mais valorizados pela pesquisa da Time Out, que destaca a diversidade de opções disponíveis para diferentes perfis de público, de bares tradicionais em bairros históricos a clubes contemporâneos em áreas emergentes.

A Rua do Senado tornou-se nas últimas décadas um ponto de encontro que sintetiza o caráter cosmopolita do Rio, atraindo artistas, empreendedores e turistas que encontram na via uma mistura de estabelecimentos tradicionais e novos negócios que se renovam continuamente ao longo da semana.

A 12ª posição num ranking que avalia dezenas das mais importantes cidades do planeta demonstra a relevância global do Rio como destino de viagens, posicionamento conquistado pela cidade mesmo em meio a desafios urbanos que ainda precisam ser superados para melhorar a experiência dos moradores.

Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Dan
Dan
26/03/2026 06:01

Rio is great but you have to keep your eye open if you don’t want to get robbed. I live here so I’m not crying wolf, it’s dangerous.

Ayala
Ayala
25/03/2026 10:06

Verdade ..sim ,certo ?com Cracolândia, mendigos na rua. Moradores na rua , cachaceiros, cheiro a maconha , cheiro de xixi, paredes pixadas por tudo lado um **** do **** é verdade e rio meu deus o parque automotor de ônibus tudos velhos antigos tudos fique assustado com carton postal Asim …queren tapar o sol com o dedo…. Entre a you tube UNESCO declaro. A anos oficialmente a lima a capital do peru como cidade turística do turismo… E .são Paulo tem ése título tem .cuando ? onde? …. Só prestando para mentir disfrazado.

Dan
Dan
Em resposta a  Ayala
26/03/2026 06:03

So true.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas e também editor do portal CPG. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
Ir para o vídeo em destaque
3
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x