1. Início
  2. / Economia
  3. / Revelado o metal que está superando o valor do ouro! Manganês dobra de valor em 2024 e lidera alta dos metais, desbancando ouro, cobre e outras commodities
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Revelado o metal que está superando o valor do ouro! Manganês dobra de valor em 2024 e lidera alta dos metais, desbancando ouro, cobre e outras commodities

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 18/06/2024 às 07:15
Revelado o metal que está superando o valor do ouro! Manganês dobra de valor em 2024 e lidera alta dos metais, desbancando ouro, cobre e outras commodities
Foto: Manganês supera valor do ouro e pode ficar ainda mais caro

Manganês supera valor do ouro e pode ficar ainda mais caro: Descubra por que o manganês está superando o valor do ouro e o que está por trás desse aumento repentino.

Manganês supera valor do ouro e se torna destaque em 2024: O manganês, essencial na produção de aço, está superando o valor do ouro, cobre e muitas outras commodities em 2024. Esse aumento abrupto nos preços ocorreu após um ciclone interromper as exportações da segunda maior mina de manganês do mundo em março. Desde o início do ano, os preços do minério de manganês com 44% de teor quase dobraram, superando os ganhos de 15% no cobre, 12% no ouro e quase 30% no estanho. As informações foram divulgadas pela rede Bloomberg.

Entenda porque o aumento no preço do manganês demorou a ser observado

Um ciclone atingiu a operação da Groote Eylandt Mining Co. (GEMCO), no norte da Austrália, danificando infraestruturas chaves de portos, transporte e interrompendo as exportações de alto teor. Como consequência, o manganês superou valor do ouro e as remessas provavelmente permanecerão suspensas até 2025. A South32 Ltd possui 60% da GEMCO e a Anglo American Plc, 40%.

Embora seja relativamente pouco conhecido, o manganês, metal que está superando o valor do ouro, é importante na produção de aço para fortalecer o metal e reduzir sua fragilidade. O manganês também é usado na fabricação de baterias e na produção de ligas de alumínio. 

Revelado o metal que está superando o valor do ouro! Manganês dobra de valor em 2024 e lidera alta dos metais, desbancando ouro, cobre e outras commodities
Manganês supera valor do ouro – Foto: Blog Jazida

O aumento nos preços do manganês demorou para ser observado devido aos estoques em outros lugares que amorteçam os preços, segundo Zach Parsons, analista da Benchmark Mineral Intelligence. O choque de oferta impactou os preços do minério em abril e levou um tempo para se refletir em outros produtos, desta forma o manganês supera valor do ouro.

Manganês supera valor do ouro e perde qualidade

As restrições de oferta e os preços elevados do metal que está superando o valor do ouro continuarão até que a GEMCO volte a operar, segundo Parsons. Os preços altos levaram as mineradoras de manganês a vender material de qualidade inferior.

A Element 25, empresa listada na bolsa de valores da Austrália, afirmou aos acionistas esta semana que a produção do metal, que está superando o valor do ouro, a esses preços apresenta uma oportunidade de gerar fluxo de caixa a curto prazo.

A fabricante pode vender estoques de manganês de grau inferior de seu projeto Butcherbird, que é lucrativo com os preços atuais. Parsons destaca que outras empresas podem acelerar projetos em fase de desenvolvimento.

As mineradoras que já estavam planejando começar a operação podem adiantar seu cronograma para aproveitar os preços mais altos deste ano, contudo, esse é um pequeno número de produtores que seria insuficiente para preencher a lacuna de fornecimento.

Entenda como o manganês é estratégico para o Brasil

Sendo o quarto metal mais usado do mundo e o 12º mais abundante na Terra, o manganês supera valor do ouro e é estratégico para o Brasil segundo informações do Ministério de Minas e Energia (MME). Com aplicações diversificadas, o manganês é um mineral do tipo metálico ferroso.

Segundo estudos do Serviço Geológico Americano (USGS), a reserva brasileira é de 111 milhões de toneladas e está concentrada, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Quantidades menores estão disponíveis no Amapá, Espírito Santo, Bahia e São Paulo.

Com essa quantidade, o Brasil é o país que possui a terceira maior reserva global do minério. Em 2020, o Brasil foi o 5º país que mais exportou manganês, com um total de 1.197 mil toneladas. Todos esses dados mostram a abundância do manganês no território nacional. 

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x